Uma equipe de estudiosos da Dinamarca acompanhou 930 corredores iniciantes e descobriu que 27%deles sofreu alguma lesão no primeiro ano de treinos. Além disso, os pesquisadores afirmam que pessoas na faixa etária entre 45 e 65 anos têm maiores chances de se lesionarem com a prática de corrida. Isso porque, com o avanço da idade, a estrutura e os movimentos do corpo vão se modificando.
O quadril, por exemplo, fica com a amplitude de extensão comprometida, e isso faz com que a dor na coluna aumente nesses atletas. Em relação ao Índice de Massa Corpórea (IMC), a equipe alerta que, quanto maior o peso do corredor em relação à sua altura, maior será o impacto de seu corpo durante a corrida, o que pode aumentar os riscos de lesão.
No estudo, os pesquisadores mostraram que lesões prévias causadas por outros motivos, que não a corrida, exercem maior influência sobre os corredores novatos. Portanto, é importante aos interessados em iniciar a prática de corrida realizar uma avaliação profissional para verificar condições de saúde e estabelecer medidas preventivas para que as lesões passadas não prejudiquem a prática de atividade física atual.
Já para os atletas que estão com sobrepeso, é fundamental treinar o movimento correto da corrida para minimizar os efeitos do impacto sobre o corpo e usufruir, de forma saudável, todos os benefícios da atividade física.
Por Jornalismo Portal EF
Nenhum comentário:
Postar um comentário