sexta-feira, 6 de abril de 2012

Dicas de um iniciante!!











A primeira coisa que pensamos quando vamos iniciar uma atividade física é: "Qual tênis irei comprar?" Ai, então se abre um mundo de opção que aguçam nosso desejo atlético, financeiro e da vaidade. Mas o mais importante é para os que estão acima do peso como eu que pensemos em comprar um tênis que seu ponto forte seja o AMORTECIMENTO. Por isso iniciei minha caminhada com o mizuno creation 12





Comecei minhas caminhadas e minhas primeiras tentativas de corrida (parecia um mamute marchando) com esse tênis fiquei com ele até o dia que corri por 3 dias seguidos (overtrainning para o meu peso) em piso de concreto (o pior piso já que seu índice de absorção é ZERO) então pensei em comprar outro tenis com maior amortecimento principalmente no antepé (depois ao ler vi que o problema era meu peso) e comprei de madrugada pois não conseguia dormir de dor no joelho esquerdo o mizuno Prophecy.





Comprei no fim de dezembro e treinei com ele até meu aniversário de casamento que foi em março, acho que no começo é assim mesmo até você achar um tenis ideal pra você, ainda mais quando se está em processo de perda de peso, a coisa é mais dinâmica mesmo. o Prophecy é um tenis de ótimo amortecimento mas um pouco pesado e instável mas como nenhum gordo corre rápido para mim estava ótimo o importante era manter um tempo em corrida sem correr o risco de me machucar.

Escolhi esse tenis além do amortecimento devido ao meu tipo de pé (plano) e ao meu tipo de pisada (subpronada) isso é bem importante.

No começo é fundamental você minimizar os erros de sua caminhada esportiva, porque qualquer detalhe pode desmotivar você e assim largar mal de algo super importante que é a prática de exercícios físicos.

Atualmente corro com o tenis que minha mulher me deu e achei o máximo!!! me surpreendeu mesmo que é o creation 13

GPS



É super importante você ter um programa que meça seu ritmo por kilometro (pace) a distancia percorrida, desempenho a cada kilometro e várias outras coisas legais, pois ajudam em mensurar seu planejamento ver que você está melhorando e corrigir erros (sim erramos muito muito no começo) eu uso o nike plus mas existem vários outros, eu uso no meu iphone mas também tem em android como o endomondo entre outros.


Estou sugerindo esse programas de celular porque acho mais adequado pra quem esta começando, é mais simples e bem mais barato. Claro que você pode comprar um garmim, motorola ou o nike de pulso mas acho que é uma grana que será mais útil no futuro.


Bem, após comprar seu programa de GPS para seu celular é importante comprar uma braçadeira ou arm band para colocar seu celular no braço e assim ficar com a movimentação livre para correr, sugiro que você compre um com a frente em plástico que assim pode-se visualizar e interagir sem a necessidade de tirar o celular da braçadeira



Espero ter ajudado com pequenas dicas para o início, e quero dizer que isso foi o que EU fiz mas claro que não sou o dono da verdade cada pessoa tem sua experiência.

Bons treinos, muitos Km e poucos KG








4 comentários:

  1. Paulo Junior,

    mais um texto simples e esclarecedor.

    (avisa sobre a dificuldade de comprar armband)

    Muito bom meeeeesmo!!

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, é complicado achar com o visor de plástico mas mesmo assim a procura vale a pena pela comodidade que ele gera.

      Excluir
  2. Ai que legal, essa coisa de blogar vicia, mas é muito bom, uma coisa legal é procurar na net outros blogs ligados ao seu tema, que ai vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAleu karlinha!!! comecei esse blog pois assim posso aprender e ajudar outras pessoas que estão no mesmo plano que eu....sair da obesidade. bjos!!!

      Excluir