quinta-feira, 19 de abril de 2012

A pressa é amiga da lesão e inimiga da reeducação!!



Na última terça durante meu treino de corrida na praça, observei um homem de + ou - 40 anos, aproximadamente 1,80m e sendo legal ele tinha uns 110 kilos. Essa pessoa estava fazendo algo que na cabeça dele era corrida mas observando era apenas um andar rápido e desgovernado e toda vez que eu passava dele ele dava um pique até me passar e morrer logo na frente. Fui observando e vi que a cada pique ele mancava mais até parar completamente. Fiquei preocupado, parei meu treino, e fui até a ele e disse:
- Tudo bem? Você se machucou? Acho que você deve primeiro caminhar com um bom ritmo e perder peso pra depois começar a correr.
- Que nada! Tô bem, quero perder essa barriga rápido.

Bem depois disto encerrei a conversa e voltei a treinar.

O que eu sempre achei o mais difícil neste longo processo de perder peso e comer de forma correta é a ansiedade dos resultados. Paciência é o principal fator de sucesso ou fracasso nessa empreitada. Quanto maior a paciência, mais planejado e bem conduzido for esse processo melhores serão os resultados.

Nenhum grande investimento tem como primícia resultados em curto prazo. Como uma pessoa que come errado e não faz atividade física há 10 anos pode querer resultados iguais a uma pessoa que come correto e faz atividade física há 10 anos? Ou como pode querer emagrecer em 10 dias ou 10 semanas?

Tudo depende do que você quer pra sua vida. Caso seu projeto seja correr pra tomar uma cervejinha no fim de semana sua taxa de paciência será menor ou se você quer participar de uma prova de IRONMAN aí você terá que ter anos de paciência pela frente.

Primeira coisa que devemos ter em mente é um correto diagnóstico de nossa condição física. Nem achar que é um super atleta nem achar que é um incapaz que nada dará certo. Ter uma orientação de pessoas capacitadas é fundamental para essa avaliação e programação dos treinos, além de incentivo ou palavras de moderação para segurar o ímpeto de quem quer "correr" atrás do prejuízo.

Dicas importantes para os dias de treino e você está com dor: faça bicicleta ergométrica ou vá nadar! Assim o impacto do seu peso nas articulação é minimizado e você mantêm a rotina de uma atividade aeróbica.

Lembre-se que a primeira coisa que você vai notar de diferente no seu corpo ao iniciar uma atividade física (me refiro aos sedentários e acima do peso como eu) é que seu corpo fica edemaciado e muito dolorido, com o tempo isso vai passando e você começa a notar que suas medidas estão diminuindo e só depois disto tudo é que começa a perda de peso e o resultado na balança.

Paciência.....seu foco não pode ser exclusivamente a perda de peso, seu foco deve ser uma vida mais saudável com tudo que tem direito!!!


Bons treinos, muitos Km e cada dia menos Kg

Um comentário:

  1. Excelente o texto.

    Tão bom que serve até para quem está dentro ou abaixo do peso.

    Um bom planejamento com definição de metas ajuda na paciência.

    Parabéns (estou ficando suspeito)

    Paulo

    ResponderExcluir