segunda-feira, 9 de abril de 2012

Metas e objetivos

É fundamental termos objetivos a curto, médio e longo prazo e saber bem claro o que você pretende com todo esse treinamento. Desta forma você tem idéia de cada passo da sua caminhada, poder identificar erros (que irão ocorrer com certeza), saber corrigir a rota e notar a sua evolução que irá motivá-lo diariamente.


No meu caso meu objetivo número 1 é PERDER PESO mas aí pergunto:
- Quantos kilos e por que.
- Em quanto tempo e por que.
- Como vou conseguir isso e por que.
- Qual o objetivo de perder esse peso.

Quando comecei a tomar vergonha na cara eu estava pesando 112kg, tenho 1,79m de alturo e por isso estava com o IMC 35 que me classificava em OBESIDADE 2 (entre 35 e 39,9). Teoricamente meu peso ideal usando como método o IMC é 79,8, ou seja, estava com 32Kg acima do meu peso!!!

Perder 32kg não é tarefa fácil, mas quero perder de forma saudável e principalmente sustentável (sem efeito rebote), assim sendo, não gostaria de perder esse peso todo de forma muito rápida, quero perder equilibradamente para meu organismo ir paulatinamente se adaptando a essa perda e assim evitar o "efeito-sanfona". 

Meu planejamento é perder 24Kg em 2 anos, sendo então 1kg por mês nos próximos 2 anos. Quais as vantagens? Essa forma me obriga a ter um maior tempo de reeducação alimentar e de atividade física, pois o que mais vemos é "A FAMOSA DIETA DE REVISTA DE FOFOCA: PERCA 7KG EM 7 DIAS" e depois dos 7 dias o que a pessoa vai fazer? voltar ao ritmo que fez ela engordar necessitando novamente de dieta? Como quero uma mudança definitiva na minha vida decidi optar por algo mais a longo prazo.

Perdendo 24 kg chego a 88, IMC de 27,46, que é SOBREPESO, uma classificação mais aceitável e nesta fase farei apenas uma "sintonia fina"que descreverei com mais detalhes em outro post.

Iniciei minha escalada no dia 09 de Setembro de 2011 com 112 kg e desde então me peso diariamente com a intenção de conhecer meu corpo, saber o resultado de atividade física no meu peso e principalmente das coisas que como e o horário que como influenciam no meu peso. Logo, todo dia 9 é o dia de minha pesagem oficial, o peso do dia 9 é o peso que vai pra minha planilha e assim avalio mensalmente meus planos e perdas. Anoto junto com o peso qual está sendo meu treino e assim consigo identificar quais trabalhos aeróbicos tem os melhores resultados. Também anoto na planilha o que já consegui parar de comer e o que acrescentei ao meu cardápio, como por exemplo, "parei de tomar refrigerante Zero e tomo água + como barrinhas de cereal e iogurte natural" e assim vou me moldando baseado no resultado da planilha e dos artigos que leio diariamente. Faço 5 refeições diárias pois me ajuda a não chegar "'feito um louco" no prato de comida.

É fundamental entender que como é um projeto a longo prazo, você sair um dia por semana da rotina alimentar não é nenhum crime, se dar ao luxo de quebrar essa rotina não é motivo de pecado capital mas o importante é manter uma rotina saudável, sem neurose, nem militarismo, mude por prazer e pra ter prazer.

Até agora já perdi 14Kg em 7 meses, é mais que eu esperava, o que vier a mais é lucro, mas meu foco é seguir o planejado pra não tentar acelerar e me frustar no futuro. 

Meu grande objetivo desse ano é correr a São Silvestre 2012 com meu pai e meu tio, e se eu estiver bem vou tentar fazer as 10 milhas da Puma em Brasília ou Porto Alegre mas irei ver ainda.

Procuro fazer pelo menos 1 prova de 10k por mês e um treino longo mensal, nesse treino longo, que faço aos domingos, acrescento 1kg por mês. Por exemplo, em Março corri 13K, em Abril fiz 14k em Maio farei 15k e assim mensalmente faço adicionando até o fim do ano mas sempre 1 vez por mês, no mais faço 10k.

Esse é o modelo que eu encontrei para me motivar, monitorar e avaliar minha nova caminhada, mas não é a única forma, quero apenas mostrar a importância de organizar para evitar erros e assim desmotivar e largar tudo ou machucar. 

O que quero é recuperar minha saúde, poder praticar meus esportes com longevidade,  um dia competir no triathlon com dignidade e principalmente SER FELIZ!!


Bons treinos, Muitos Km e cada vez menos Kg


3 comentários:

  1. Oo primo, todo dia 9 tira uma foto, o espelho nao vale, porque a memória e cuurrinhaaa a foro e o melhor método, tenta pra tu ver duvido que nao te empolgue mais ainda!

    ResponderExcluir
  2. Excelente idéia prima, farei isso a partir de agora. bjos

    ResponderExcluir
  3. Papito,

    mais um texto excelente.

    Parabéns.

    bjs e te amo

    Paulo

    ResponderExcluir