segunda-feira, 23 de abril de 2012

Série Delta - Etapa Inglaterra 10k - são paulo - Uma grande lição


Respeite seu peso e conheça seu corpo!!

Essa foi a principal lição que aprendi hoje na corrida que fizemos (eu 10 e maga 5k), acordamos 6h, tomamos um café leve e chegamos por volta de 6:45h no Museu do Ipiranga, local muito bonito por sinal. Pegamos nosso chip e guardamos a chave do carro no guarda-volume, foi tudo muito tranquilo e super bem organizado. Fizemos nosso aquecimento e às 8h em ponto foi dada a largada, e como sempre fazemos, esperamos a "boiada" sair pra depois iniciarmos com mais espaço já que a largada era em uma subida com inclinação bem razoável.

aguardando a largada e superando a garoa
Iniciada a prova já notei que nos primeiros metros muitas pessoas já estavam andando nesta subida, após vencer essa primeira barreira e chegar num terreno mais plano foi que tentei encaixar meu ritmo mas logo depois veio uma pequena descida e a seguir uma nova subida. Lá pelo kilometro 3 vi muita gente com excesso de peso tentando correr e sentindo desconforto e nitidamente com dor. Não seria mais prudente fazer uma caminhada ou esteira, perder peso pra depois correr? A chance de lesão é muito maior assim como também uma possível perda de motivação. Vi gente com meias de compressão, cintos de hidratação e super bem equipados mas que nem técnica de corrida tinham, não que eu seja um primor na técnica mas acho que existem passos fundamentais na base do treinamento que devemos ter antes de correr uma prova. O ideal é que façamos nossa análise do resultado comparando nossa idade e nosso peso como por exemplo: minha categoria deveria ser 30-34 anos e 95-100Kg, Neste universo é que se deve comparar a performance. Pois analisando a fisiologia da contração muscular quanto maior o peso maior o trabalho muscular, ou seja, quando eu tinha 108 kg meu músculo gastava muito mais oxigênio para correr a 9,0 km/h que hoje aos 96,7 kg e correndo os mesmos 9,0 km/h.
Sem ela nada seria possível

Quando me perguntam como começar eu digo que primeiro:
-Tem que ter paciência
-Tem que estar disposto a mudar
-Ter que ter paciência 
-Tem que fazer reeducação alimentar
-Tem que ter paciência e esperar tudo isto dar resultado
-Ter paciência para continuar dando resultado
-Ter prazer em ser saudável.


Bem, concluindo sobre a corrida, eis meu resultado: terminei em 1:09:03 com pace de 06:54min/Km, fiquei feliz pois melhorei o meu pace desde a corpore 11k quando meu pace foi de 07:15 min/km, ou seja, 20 segundos mais rápido por kilometro!!
Curtindo a endorfina no pós-corrida

A Maga foi super bem também, completou em 37:56 com pace de 07:35, sendo que a primeira fez que ela fez 5k em novembro de 2011 ela completou em 45:32!!

O importante é registrar até o que você come, com o objetivo de conseguir identificar no que você está evoluindo e/ou involuindo para assim sempre ter metas e objetivos, caso contrário vai desmotivar e voltar a vida de sofá e controle de TV na mão.


Bons treinos, muitos Km e cada dia menos Kg

2 comentários:

  1. A comparação do pace de circuitos mistos com circuitos planos é muito ingrata.

    Muito bom os resultados.

    A Maguinha está entrando para jogar? ou dessa vez se preparou?

    Bjs

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela pegou firme nesta semana que antecedeu a prova e foi super bem já que o percurso era bem difícil. bjos

      Excluir