segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Passeio Ciclístico Mogi-Sabaúna

Saindo de casa
Uma semana após o 'Rei da Montanha", voltamos a Sabaúna agora num passeio ciclistico organizado pela academia Runner de Mogi. A convite do meu amigo e treinador Nelson Guaranha, Maga e eu fomos curtir esse passeio e aproveitar um dia lindo com uma galera melhor ainda.

Maga e Dani já se entendendo










Saímos do Shopping Mogi as 9h, aproximadamente 50 ciclistas de todas as idades e um único pensamento: curtir o prazer de pedalar numa paisagem maravilhosa. Logo no inicio começamos a conversar com um casal super simpático chamado Renato e Dani, moram perto de casa e estão voltando agora pra uma vida mais ativa e de saúde. Conversamos os 25km do trajeto!!!













Gordim descendo uma ladeira
Logo na saída uma moça do nosso pelotão sofreu um acidente na ladeira e feriu o supercílio esquerdo precisando ser suturada, fui ajudar, avaliei e vi que foi apenas um corte mas que precisava tirar Raio-x. Na hora pensei que se ela estivesse de capacete nada aquilo teria acontecido!! Usar capacete é fundamental na pedalada, tão importante como o cinto de segurança no carro mas ainda há muito resistência em usá-lo. CAPACETE SEMPRE!!














Renato, Dani, Maga e eu - 25km de papo
Passamos do asfalto pra estrada de terra, ladeiras, areia, pedregulho e finalmente chegamos a Sabaúna, onde mais uma vez digo: LOCAL SUPER GOSTOSO DE SE FICAR.

Paramos por cerca de 30min para hidratação, comer frutas, conversar, trocar experiências e olhar aquela paisagem linda.










Maga deu um shoe com sua bike ded cestinha
Na volta optamos por um caminho mais light já que o intuito era o passeio e não um Tour de France. Voltamos ao Shopping as 12:30h e tendo a certeza de um domingo super bem aproveitado, onde valorizamos a familia, bem estar e a amizade. E de saldo conhecemos esse casal nota 100000 Renato e Dani.








Gordinho feliz!!



Caso tenho a oportunidade façam um passeio ciclistico só pra sentir essa maravilhosa sensação de bem-estar.

Associar atividade fisica  a um passeio é uma receita que vale a pena conferir!!








Maga brilhando!!


Renato e eu, grande cara

Bom demais




Bons treinos, Muitos Km e cada dia menos Kg

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Minha primeira corrida de aventura - Rei da Montanha



Uma Prova, muitas surpresas e incontáveis alegrias!!






Sabaúna





Pracinha de Sabaúna

Outra visão de Sabaúna

















Sempre li sobre corridas de aventuras ou cross country como também são chamadas, geralmente são corridas onde o pace do asfalto nem serve de parâmetro já que vários tipos de terrenos (areia, asfalto, terra, grama, cascalho) fazem parte do seu circuito e geralmente a altimetria é bem "cruel" com o atleta.












Mas resolvi ver como seria e me inscrevi na prova de 14k, inscrevi minha esposa e meu sobrinho em 3k. Peguei várias dicas com meu amigo triatleta Guilherme Baron sobre como encarar essa prova, que tenis usar, o que vestir, suplementos e outros detalhes. Guilherme me passou para usar um tenis com amortecimento, usar géis, cinto de hidratação e uma máquina fotografica para curtir o visual.



A prova foi marcada para o sábado com largada as 14h, com isso tive que trocar meu plantão do sábado para o feriado do dia 12 de outubro mas foi ótimo folgar num sábado!!

Sabaúna é um distrito de Mogi das Cruzes, fica a uns 10km do centro de Mogi, local encantador pois não conhecia, casas estilo antigo, com janelas sem grades, pracinha, igreja e uma estação de trem, neste cenário foi montado uma bela estrutura para a prova. Esta prova tinha os percursos de 3k, 7k, 14k solo e dupla (cada um faz7k), 21k ( solo ou trio). 













                                                                                A largada foi pontualmente as 14h para a categoria 3k onde a Maga e meu sobrinho Gustavo correriam, dois minutos após foi a nossa largada.











O início do circuito o piso era de paralelepípedo, depois estrada de terra e com 600m já começava a sentir a subida, como já tinham me alertado, segurei pois não conhecia o percurso e queria terminar a prova bem, fui levando na boa em um ritmo confortável. Tinha olhada a altimetria da prova e eram 180m de subidas acumuladas!!!!!!!



Meu sobrinho Campeão










Felicidade sem legenda
A prova era dividida em 2 voltas de 7k, por isso fiz a primeira volta bem atendo pra obter informação pra usar na segunda volta. Fiz a primeira volta, ou seja, 7k em 52m27s, na passada pelo pórtico não vi a Maga nem o Gustavo, uma pena, mas tinha que seguir meu objetivo, por volta do km 11 logo após uma grande subida, comecei a sentir cãibra na panturrilha esquerda, a mesma que senti no domingo anterior no revezamento Pão de Açucar, mas procurei levar bem mesmo assim com o tempo tive que parar pra poder alongar por que não tava dando, prosssegui, com o passar do tempo senti também a panturrilha direita e fui parando e me alongando até o final. Faltando 400m para o fim da prova, assim que dobrei a curva, avistei e ouvi a Maga, o Gustavo e meu amigo Leandro gritando meu nome e me incentivando, foi algo fantástico, deu um ânimo incrível, então pensei comigo: "pro inferno essa  cãibra, vou pra cima" aumentei o ritmo, cumprimentei minha esposa, meu sobrinho e meu amigo que foram correndo ao meu lado em direção ao pórtico, então corri e comecei a ouvir o locutor gritando meu nome, ah meu amigo, nem craig alexander nem Bolt , ali era só eu!!!
Cruzei aquele pórtico me sentindo um sobrevivente e assim que relaxei, PUFF, cãibra nas duas pernas!!! ahAUHuahuHAuhauHAUH mas objetivo alcançado!!

Beijei minha mulher, abracei meu sobrinho e meu amigo Leandro e me disseram que Gustavo ficou em 2o nos 3k e o Leandro 3o de dupla de 14k, nossa equipe em dois pódios!!!! Sensacional!!!

Foi uma tarde surpreendente, Bela e muito feliz. Quem puder fazer uma corrida de aventura faça pois vale muito a pena por vários aspectos: performance, desafio, curtir natureza, sentir outra "vibe", conhecer outra "tribo"....

Bons treinos, muitos Km e cada dia menos Kg


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Balanço de 1 ano de uma nova vida!

Março de 2011 - 112kg



Neste mes atingi uma marca muito importante pra mim, pois oficialmente deixei a obesidade e estou na categoria sobrepeso. Nos últimos 9 meses perdi 18kg e espero perder mais 12kg, sem tomar nenhum remédio! Apenas com exercicios fisicos de forma regular( meu técnico de corrida Nelson Garanha, minha coach de natação Profa Gisele e josé Aparecido me orientando no pedal) e reeducação alimentar (com orientação de nutricionista). 



Junho de 2011 - 111kg








Minha familia, amigos e principalmente minha esposa foram fundamentais para a conclusão dessa etapa. Agora entro no período de "sintonia fina", nova etapa de provas, distancias diferentes e inicio do meu sonho do trithlon!








É fundamental inicialmente ter a noção que vc estrapolou todos os limites, ter a auto-critica que fracassou, logo, tudo o que voce está fazendo está errado já que sua "metodologia" o fez virar um gordo!

Julho de 2011 -  110kg





O passo agora é aprender o que é realmente atividade física e uma correta alimentação. Procure um profissional de educação física sério e estudioso que possa orienta-lo em sua nova caminhada, tenha disciplina e procure cumprir seus treinos a risca!











Junho de 2011 - 110kg
Outra coisa fundamental é a alimentação, NÃO EXISTE EMAGRECIMENTO SEM UMA CORRETA ALIMENTAÇÃO!! Procure uma nutricionista para avalia-lo e assim fazer um plano com metas e prazos, e claro, siga a risca.











Janeiro de 2012 - 104kg


Crie na sua cabeça o que eu chamo de rotina 100% = treinos 100% executados e dias 100% sem sair da dieta. Isso vai motivar muito voce!!

Espero poder ajudar,

TO Muito Feliz!!!!! Força, regularidade e disciplina....uhuuuu!!!!







Maio-2012 94kg
Maio de 2012 -94kg

Agosto de 2012 - 92,8kg
dos 112kg que cheguei hoje estou com 92,8kg

Espero poder ajudar,

TO Muito Feliz!!!!! Força, regularidade e disciplina....



Bons treinos, muitos Km e cada dia menos Kg


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Copa Brasil de Sprint Triathlon - Etapa Manaus

Foi inesquecível e perfeito!! Não peguei pódio, não bati nenhum recorde, pelo contrario fui um dos últimos mas me senti um campeão por ter completado, com minha esposa acompanhando, meu pais, minha vó, amigos, primos...foi sensacional!!!

Me senti um atleta na hora do bike check-in, algo que só via em videos do youtube mas nesse dia era eu que estava lá!














Estava muito ansioso na natação por ser algo novo pra mim nadar no Rio Negro, quando começou a, por total falta de experiência, iniciei com um ritmo muito forte e após levar uma braçada na cabeça dei uma desesperada e perdi o ritmo, senti os musculos muito pesados e isso prejudicou muito minha natação, cheguei a fazer nada peito em alguns trechos e saindo bem cansado.







Fui pra T1 procurando respirar o melhor possível pois sabia que tinha muita prova pela frente e que o calor iria ficar bem pior e minha preocupação era completar sem quebrar. Fui pra bike de boa, no meu ritmo e procurando não atrapalhar os pelotões do pessoal da elite. Completei bem sentindo um pouco de queimação nas coxas.

















Quando sai pra corrida o calor era algo impressionante!!!! mas tentei me hidratar o máximo possível e fazer a primeira perna da prova num ritmo confortavel pra soltar a perna e nao desgastar, já na segunda perna procurei fazer o melhor possível cruzando a chegada em ANTEPENÚLTIMO mas muito feliz!!

Meus tempos horrorosos mas não tenho medo nem vergonha:
natação 750m    em     27:01
ciclismo 20km    em   57:11
corrida 5km       em    32:11


























Esse foi um sonho que consegui viver!!!!
Vou buscar mais!!!!!!!!!!!!!