domingo, 26 de janeiro de 2014

Meu Primeiro Texto como blogueiro do Jornal Corrida

Que correria!

Imagem2
COMO ESTE é meu primeiro post, começo me apresentando: meu nome é Paulo, tenho 34 anos, sou médico, casado e o esporte é minha vida. Mas o que mais me fascina é ver pessoas mudando suas vidas e saindo do sedentarismo e da obesidade. Esse “insight” para mudar, dar um virada de 180 graus e criar uma nova vida é o que procuro diariamente. Buscar ferramentas para as pessoas se reencontrarem e retomarem as redeas de suas vidas, assim como eu fiz em setembro de 2011 quando pesava 112kg e passava meus dias totalmente de “mal com a vida”.
Posso afirmar que 21 quilo e meio a menos depois os desafios não diminuíram, nem se findaram; tomaram novas formas e ficam cada vez mais emocionantes. Atualmente estou treinando para fazer minha primeira maratona, dia 12 de janeiro de 2014, na Disney. Como todo mundo eu trabalho, tenho família, contas a pagar, chefe, mau humor, cansaço…Mas meu grande desafio é conciliar minhas 72h/semanais de trabalho com meus treinos, musculação e fisioterapia e ainda dar atenção à familia, amigos e meu projeto de vida que é o Projeto Carcará by FFF .
No domingo da Maratona de São Paulo, 6 de outubro passado, acabei machucando minha panturrilha e, apesar de triste, esse fato talvez tenha sido o mais importante para meu treinamento. Eu me senti no fundo do poço, tinha pouco tempo, precisava me reabilitar, melhorar na musculação, para depois voltar a correr e assim aumentar o volume de treinamento necessário para a maratona. Sentei com meu técnico, convidamos um fisioterapeuta e planejamos minha recuperação. Precisei abrir mão de tentar fazer um bom tempo ou digamos um tempo digno. Optei por concluir a prova sem quebrar, sem a necessidade de ir ao hospital (como paciente) ao final da prova.
E lá fomos nós: fisioterapia 3 vezes por semana, musculação 3 vezes por semana, manter a dieta para perder peso e assim não não sobrecarregar minha musculatura e articulações na hora da corrida. Medo, tive muito medo de não conseguir, de não dar tempo, de voltar e quebrar novamente. Mas com uma correta avaliação, correção postural e muitas sessões fisioterápicas, voltei a correr oficialmente em 3 de Novembro nos 10k do Circuito Athenas, sem me preocupar com o tempo – o mais importante era correr sem dores, apesar do medo de quebrar.
Depois disso o volume de treinamento começou a subir…longos de 12k, 15k, 18k, 20k e 30k, taí uma coisa que eu acho que todo ser humano deveria ter a experiencia em passar: correr 30k! Nesse dia eu disse aos amigos mais próximos: Quase vi Jesus! Chega um momento que você não senti as pernas e a luta é contra si próprio, contra seu corpo, contra sua mente. Algo fala que não vai conseguir, mas tem uma coisinha lá no fundo, acredito que no coração que fala que: SIM você CONSEGUE!! Então você corre, corre, chora, corre, sorri, fala alto consigo mesmo e quando vê GPS que você conseguiu, a sensação é maravilhosa! Alegria, alegria de nascer de novo e superar a preguiça, cansaço, dores e tudo mais. Nesse momento tudo vale a pena, faz sentido: acordar cedo, trabalhar 12h e sair para correr às 20h30h, chegar às 22h sabendo que no outro dia terei mais 12h de trabalho iniciando às 7h! Ser feliz vale a pena, ser feliz vale todo esforço!
Corri no Natal e corri no Ano novo, dia 12 tá chegando, e será um grande passo, um passo para um grande sonho, mas isso eu conto em outro momento…
“Preciso voltar ao mundo ou pelo menos continuar tentando” – As Aventuras de Pi
Bons treinos, muitos Km e cada dia menos Kg.
assinaturaPaulo Brasil Júnior é médico, casado, ex-obeso, sonha em ser atleta e acredita que o esporte é uma das bases fundamentais para transformar indivíduos e a sociedade. Em 2014 iniciará sua carreira em provas de longa distância e endurance. Escreve também em seu blog pessoal “De médico, gordo e atleta”.
- See more at: http://www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/2014/01/que-correria-por-paulo-brasil/#sthash.QSQC38PO.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário