A dermatite de contato por irritante primário, "Assadura", é uma das patologias que mais afetam os corredores de rua, tanto os iniciantes como os mais graduados, dos mais leves aos mais pesados, dos que correm em clima frio aos que correm em clima mais quente. Mas porque isto ocorre? existem alguma predisposição pessoal?
É fundamental entender o início e formação da dermatite para assim podermos prevenir.
O atrito é o fator causador e básico da dermatite. Ele pode ser exacerbado pelo tipo de tecido que o atleta utiliza. Quanto mais grosso, maiores suas chances de atrito. Caso este tecido "suba" na virilha no decorrer do tempo de treinamento também aumenta o atrito na região aumentando a dermatite.
O sobrepeso também é um fator bastante relevante, pois as chances das coxas entrarem em atrito uma com as outras é maior.
Para evitar as dermatites, é importante que o atleta use uma pomada de corticóide de baixa potência ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA, aliado a isto uma bermuda térmica que nenhuma costura fique "sobrando" na perna (frouxa). Mas se mesmo assim acontecer a dermatite, tome banho com um sabonete neutro, lave abundantemente e passe uma pomada antifúngica de cetoconazol, já que este antifúngico também tem atividade anti-inflamatória.
Mas não esqueça: treinar com equipamento correto, manter seu peso, fazer trabalhos de correção da passada são fundamentais na prevenção. E sempre consulte um dermatologista esportivo para orientá-lo na sua caminhada em obter saúde com prazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário