sexta-feira, 26 de julho de 2013

Gente que muda o mundo e seu mundo - Convidado de hoje: Guilherme Baron


O Importante é Nunca Parar by Guilherme Baron



Saúdo a todos. Ainda me lembro o dia que o Paulo me pediu para escrever para o seu Blog, contando como foi ficar um tempo sem correr e o que aconteceu desde entãoo. Aceitei o pedido do meu grande amigo e espero assim mostrar que voltar é difícil, mas ficar sem fazer nada é pior ainda.

Desde meados de Maio eu já vinha sentindo umas dores abdominais e no começo de Junho foi diagnosticada não uma, mas duas Hérnias Inguinais (uma em cada lado). A direita já estava tão grande e ruim que até para tossir ou espirrar eu tinha que me abaixar, apertar e segurar o local e fazer bem devagar. Até que dia 20 de Junho operei e por recomendações médicas tinha que ficar 30 dias de molho. Há anos treino de forma dedicada, pelo menos 5x na semana e ficar 20 dias parado estava sendo uma tortura. Quem diria então mais 30 após a cirurgia. Garanto que foi um período muito difícil onde várias coisas me passaram pela cabeça.

Levei a sério minha recuperação. Afinal de contas, a cirurgia por videolaparoscopia era teoricamente simples e rápida para poder voltar aos treinos. Bastava apenas eu me dedicar ao repouso e posteriormente me dedicar aos treinos e foi isso que busquei fazer. Fiquei quieto, deitado, sentado e sem fazer esforço o máximo de tempo possível. O pior de tudo é que eu, como um ex-obeso, ficava na neura de engordar novamente. Afinal de contas, hoje me mantenho nos 73kgs e como a balança reagiria a estes 50 dias parados? Engordaria? Teria que parar de comer? Teria que mudar a alimentação? Na verdade eu decidi não mudar nada, a não ser parar de tomar minha suplementação e continuei me alimentando a cada 2 ou 3 horas como sempre fiz. Minha dieta È baseada em carboidratos e continuei assim. Maneirava nos doces, mas lógico que quando tinha algum evento ou bolo sobrando em casa, não deixava quieto! :) Enfim, continuei com a alimentação de forma normal e não notei diferença na balança ao longo dos 50 dias! Bom, quer dizer, na balança engordei 1kg mas senti que perdi massa magra e ganhei gordura. Acho que devo ter feito uma troca de uns 2 ou 3kgs nessa brincadeira e espero trocá-los novamente nos próximos meses. hehe

Bom, quando chegou a hora de voltar, nada melhor que um belo incentivo. Antes de operar eu estava pensando em participar de uma Maratona de Montanha, que teria justamente no dia 20/07. Infelizmente por causa do tempo parado, não seria possível. Entretanto, acabei participando da Corrida do Morro dos Perdidos, no mesmo dia, com a distância de 13km com muita subida, lama e trilhas. Para enfrentar o desafio, acabei voltando a trotar na Terça-feira dia 16/07, quatro dias antes da prova. Na Terça mesmo fiz um trote de 10.5km em 1 hora, Quarta foram 4km com direito a crise de asma e na Quinta mais 11km. No final da semana, tudo doía. Doía o quadríceps, as costas, os braços. Aquelas dores musculares que as pessoas tem quando trocam as séries na musculação por exemplo.

… neste ponto que as pessoas param. … normal escutar as pessoas dizendo que começam na academia e param na segunda semana justamente porque doi o corpo. Não é que machuca e sim que seu corpo está se acostumando com aquilo. Estou na minha segunda semana de treinos e ja não sinto nenhuma dor muscular. O problema agora é treinar a resistência novamente.

Falando sobre a prova do dia 20. Foi uma prova difícil, muito difícil. Fiz esta mesma prova ano passado com um dia aberto e completei os 13km em 1:50 hora. Este ano, com tempo fechado, chuva, lama e bastante dificuldade no percurso, encarei os 13kms de trilhas e visual encantador em 2:10 horas. O tempo neste caso para mim era desprezível. O fato È que eu estava de volta a ativa. Depois de (quase) 50 dias sem correr, fiquei em 56o lugar no geral de 128 participantes, sendo 6o. na minha categoria (de 16 participantes M35-39). No final, além do pé e das pernas cheias de lama, estava com o sorriso na cara de tanta felicidade em voltar a ativa!

O mais legal é escutar em casa, da minha esposa, que voltei a mancar! :) Poxa, não È fácil treinar, hehe. Normalmente quando acordo ou me levanto depois de passar muito tempo sentado, os tornozelos estão travados então é normal eu dar uns 3 ou 4 passos mancando, até "pegar no tranco" hehe. Já passo por isso desde que comecei a correr, tres anos atras. O legal é que por causa disso, sei que estou bem! :) Se não estou mancando, é porque estou parado e espero continuar a sentir esta sensação por muito e muito mais tempo.

O importante È não parar. As vezes a gente para alguns dias ou mesmo algumas semanas. O importante È jamais pensar que parou. O cérebro tem que saber que está apenas dando um tempinho. Atitude È tudo e manter o controle sobre a situação também. Afinal, ninguém pode correr com as suas pernas, só nós mesmos e por isso só nós temos que fazer isso!

2 comentários:

  1. Obrigado pela oportunidade Paulo! Foi muito legal escrever para o seu blog!!! Um grande abraço e mantenha o foco. Vamos lá...

    ResponderExcluir