terça-feira, 30 de julho de 2013

Pessoas que mudaram suas vidas e o mundo ao redor - convidado de hoje: Dalton Cabral - amigo, incentivador, atleta, vencedor.


O meu nome é Dalton Normando Cabral, tenho 38 anos, sou de Manaus-AM. Sou casado, trabalho no ramo de construção civil e há 8 anos resolvi que era hora de mudar.
Naquela época pesava 110kg e correr 10 minutos era um sofrimento... subir escadas... uma simples caminhada. Isso sem falar na pressão arterial, níveis de colesterol etc. 
Enfim, era começar algo naquele momento, ou comprometer minha qualidade de vida... minha longevidade.
Eu não tenho nenhuma “receita de bolo” para o sucesso na perda de peso. Se alguém me perguntar “o que fazer” ... bom, essa é parte que eu chamo de “fácil”. Pois existe material quase que ilimitado na internet sobre como se alimentar, como se exercitar... Além, é óbvio, dos inúmeros profissionais da área de educação física e nutricionistas disponíveis no mercado.
A parte difícil, por outro lado, é o que “não se deve fazer”! É aprender a dizer não!
Eu começei dizendo “não” ao imediatismo e  a falta de paciência. O que quero dizer com isso? Eu não fiquei “gordinho” em pouco tempo, foram anos de transformação no meu corpo, no meu organismo. Por que então esperar algo diferente no processo contrário? 
Há 08 anos, quando iniciei esse processo todo de qualidade de vida, criei metas (de curto, médio e longo prazo) para a participação em eventos esportivos. Foram metas para 10 anos! Sim! 10 anos! Não foi uma dieta de verão, ou da moda. Foi uma decisão de vida.
Eu acreditava (e até hoje acredito) que a perda de peso e a melhora da qualidade de vida, seriam consequências naturais pelo esforço na preparação para as competições.
Eu resolvi também dizer “não” à minha falta de compreensão/ auto-conhecimento, sobre os impulsos que me levavam a comer certos alimentos de forma compulsiva.  Busquei ajuda profissional... e confesso que não foi fácil lidar e entender a minha ansiedade...os meus medos. O esporte ajuda muito nesse sentido... mas nem sempre é 100% da solução. As vezes (ou quase sempre) temos que nos compreender primeiro.
Hoje, todos os dias, ainda sinto vontade de comer exageradamente. Ainda sinto vontande de pedir “aquela pizza” de noite... ou “aquele sorverte”. Mas o comprometimento com as competições de triathlon e com os meus treinos, cria um compromisso maior ainda com a minha disciplina. 
E porque o Triathlon? Fala sério(como diria o meu sobrinho de 12 anos) !!! Você pratica 3 modalidades diferentes, duas delas (ciclismo e corrida) em dias alternados. No dia que pratica uma, descansa da outra. Com isso reduz o risco de lesões e, o mais importante, é diversão garantida! Até porque, eu não sei vocês, mas quando eu era crianção ... em casa... a brincadeira era piscina, bicicleta... e qualquer outra atividade onde a corrida sempre estava inserida.
Nesse ano de 2013, completei minha sexta prova consecutiva de Ironman, que compreende 3.8km de natação, 180km de ciclismo e 42.km de corrida. Completarei minha décima quinta prova de Meio-Ironman (metade das distâncias do Ironman). Treino em média por 2h30min por dia, de terça a domingo. Quase 100% da minha alimentação é “natural”, sem produtos industrializados. Perdi mais de 30kg em todo esse processo... e mantenho um percentual médio de 10% de gordura.
Nado, pedalo, corro...  mas, acima de tudo, sou feliz! 
Desejo força e foco... para todos que lutam todos os dias para “perder peso”, melhorarem sua qualidade de vida... e serem felizes. 

2 comentários:

  1. Paulo... obrigado pelo espaço e pela oportunidade. Obrigado, acima de tudo, pela sua força e exemplo.

    ResponderExcluir
  2. tamo junto no eterno controle de peso... rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir