quinta-feira, 22 de maio de 2014

Chá verde - Origem, propriedades e benefícos

A origem


O chá verde é fabricado a partir dos brotos novos da Camélia Sinensis, uma planta tropical, provavelmente originária da Índia e levada para a China pela rota da seda, onde teve grande aceitação.


Depois da água o chá é a bebida mais popular do mundo, tendo um consumo de 15.000 xícaras por segundo no planeta, o que corresponde a 500 bilhões de xícaras por ano. O chá preto é ainda o mais popular no ocidente, representando 78% do consumo mundial, enquanto o chá verde é consumido por 20%. No oriente o chá verde prevalece.
Segundo a lenda chinesa o chá verde foi descoberto há 5.000 anos a.C. quando o imperador Shen Nongfervia a água para purificá-la. O vento trouxe algumas folhas que caíram na água, dando uma coloração a mesma e exalando um aroma agradável, que fez com que ele a experimentasse.


Confúcio faz referência ao chá verde em suas obras(551-479 a.C) bem como textos escritos durante o Período Han(206a.C a 220 d.C). Seu uso era restrito a tratamentos médicos. Durante a dinastia Tang(618-907) passou a ser consumida diariamente, pelo prazer de tomá-la como por suas propriedades regenerativas.
O Japão teve papel destacado na propagação do consumo do chá, sendo hoje o Pais que fabrica os melhores chás verdes do mundo. A importância do chá verde se reflete na cerimônia do chá, denominado chanoyu, baseada no ensino da harmonia, do respeito, da pureza e da tranqüilidade.


O chá verde possui centenas de moléculas diferentes, com aroma, sabor e adstringência. Possui polifenóis chamados flavanóis, ou catequinas, responsáveis pelo potencial anticancerígeno. A principal catequina do chá verde é a epigalocatequina galato. Segundo estudos já realizados sua ação é mais acentuada sobre os cânceres de bexiga e próstata. Consulte seu médico, para orientações e uso.


Para potencializar a proteção do chá verde, é recomendável adquirir os chás japoneses, mais ricos em moléculas ânticancer, devendo fazer a infusão entre 8 e 10 minutos, e consumido integralmente, logo após. Não deve ser guardado em garrafas térmicas. Informações adicionais, poderão ser obtidas no livro: Os alimentos contra o Câncer, Ed.Vozes.
Adquirir o hábito de tomar chá, além de representar um ritual sedutor para milhões de pessoas é também uma maneira de prevenir doenças, evitando os refrigerantes que, em função de sua composição podem comprometer a saúde.
Tomar uma xícara de chá morno após as refeições proporciona uma sensação de bem estar, auxiliando a digestão, dependendo do chá que é escolhido. Algumas doenças são raras no oriente, provavelmente, devido ao consumo de chá verde


Propriedades


O chá verde, de nome científico Camellia sinensis, é de origem chinesa, e é comumente conhecido e consumido, por este povo, há séculos. O seu efeito ativo atrai a atenção e o interesse de vários pesquisadores devido à presença de componentes polifenólicos do chá e às atividades antimutagênica, anticarcinogênica e antitumogênica associadas à manutenção fisiológica positiva.


Os compostos presentes na constituição, principalmente, aminoácidos, polifenóis e alcalóides, determinam a qualidade do chá verde. Esta composição é determinada pelas condições climáticas, variedade do chá e a idade da folha. No geral, o chá verde puro e fresco possui, em média, 36% de polifenóis, sendo este grupo representado por ácidos fenólicos, flavonóides e hidróxi- flavonóides. As propriedades farmacológicas presentes são atribuídas à ação do alcalóide (cafeína) e catequinas, representadas por quatro compostos principais: epicatequina (EC), epicatequina galato (ECG), epigalotequina (EGC), epigalotequina galoto (EGCG) e quatros compostos secundários, catequina (C), catequina galato (CG), galocatequina (GC) e galocatequina galato (GCG).


Outros componentes estão presentes, como gorduras, vitaminas, esteróis, minerais, flavorizantes e aromas químicos, proteínas, entre outros. Para obtenção dos componentes ativos do chá verde procedeu– se à extração usando a hidrodestilação, operando sob diferentes tempos operacionais, e o soxhlet, variando o solvente utilizado e o tempo operacional. Sua composição foi avaliada por cromatografia gasosa. Verificou-se que o soxhlet apresentou maior eficiência de extração ao se usar etanol e hexano como solventes. 

Beneficios

Chá de saquinho é menos eficiente 

O chá verde é preparado a partir brotos e folhas de uma erva chamada Camellia sinensis."Basta colocar água para ferver e assim que começar a borbulhar, apagar o fogo e acrescentar a erva, deixando me infusão por três minutos", explica nutricionista Débora Razera Peluffo, de Caxias do Sul. 
Nesse processo, todas as propriedades das folhas da erva passam para a água. Já, quando o chá é feito com o saquinho industrializado, parte das propriedades se perdem, porque o pacotinho leva uma mistura com o caule da planta, com menos nutrientes


  

Existe a melhor hora para tomar o chá
Um cuidado para o consumo é o horário em que o chá verde é ingerido. "Assim como o café, ele não deve ser tomado logo após as refeições. A cafeína, presente nas folhas do chá, prejudica a absorção de ferro evitamina C pelo organismo. Por isso, é preciso esperar pelo menos uma hora antes de consumir chá verde", explica a nutricionista Daniela Jobst. 

  

Acabe com o gosto amargo
Uma solução para acabar com o sabor forte do chá é adicionar alguns outros ingredientes à receita. Uma boa dica é acrescentar duas colheres de sopa de mel, que deixará o chá com um sabor mais adocicado. Basta, após o preparo do chá, batê-lo no liquidificador com duas colheres de mel. Mas é preciso ter cuidado, já que o mel é bastante calórico e rico em açúcar. 
Outra opção é bater o chá no liquidificador com frutas, como morango, amora, maçã verde, laranja e uva. Ou simplesmente adicionar as frutas, gotas de limão ou ervas mais suaves (como hortelã e capim cidreira) na hora da infusão.


 

Alerta para a cafeína
A ressalva para o consumo desse chá vai para as pessoas sensíveis à cafeína, substância presente em sua composição. Com efeito estimulante sobre o sistema nervoso, a cafeína pode causar dor de cabeça, agitação, irritação e aumento do ritmo cardíaco. "Pessoas sensíveis à substância podem sofrer com esses sintomas se ingerirem quantidades superiores a um litro por dia", diz a nutricionista e clinica funcional Camila Duran, da Clínica Pedrinola & Rascovski. Quando comparado com outras bebidas quentes, o chá verde apresenta níveis menores desse componente - são 3 mg para cada 50 ml. Compare a quantidade de cafeína contidas na mesma dose de: 
Café: 25-50 mg 
Capuccino: 25-50 mg 
Chá preto: 10 mg


 

Acelera o metabolismo
O chá verde contém grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a própria cafeína, que favorecem o gasto de energia pelo organismo. "São propriedades que aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gorduras", diz a nutricionista Daniela Jobst. De acordo com a nutricionista, a recomendação diária, nesse caso, varia de cinco xícaras a um litro. Mas para obter os resultados de perda de peso, o consumo deve levar no mínimo três meses seguidos. "A temperatura do chá não interfere no resultado, podendo ser quente ou fria", explica.

 

Protege o coração
"O chá verde ajuda a proteger a saúde do coração, diminuindo as chances da formação de coágulos nas artérias, graças aos flavonoides que carrega"", explica a nutricionista Daniela Jobst. Os flavonoides também mantêm as artérias mais flexíveis, suavizando os impactos das constantes mudanças da pressão arterial. Para sentir esse efeito, é necessário consumir ao menos três xícaras da bebida por dia.

Bebida antienvelhecimento
Por ter um poderoso efeito antioxidante, o chá verde impede a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células. "Nutrientes como carotenos, vitaminas C e E, presentes nas folhas, favorecem a elasticidade da pele e previnem as rugas", diz Daniela Jobst

.

Reduz o colesterol ruim
Um estudo feito pela Universidade do Paraná mostrou que pessoas que tomam chá verde têm mais chances de diminuir os níveis de colesterol ruim do sangue, o LDL, se comparadas as pessoas que não consomem a bebida. Segundo o estudo, o chá verde sozinho não deve ser usado como medida para o controle do colesterol, mas deve ser um aliado de uma alimentação com baixo teor de gorduras saturadas e grande quantidade de vitaminas e minerais. 


 

Fortalece o sistema imunológico
O chá verde contém polifenois, vitaminas C, K, B1 e B2, manganês, potássio e ácido fólico. "Todas essas substâncias melhoram o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo infecções, inflamações, cáries e muitas doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos", diz a nutricionista Camila Duran.



 
Protege contra o câncer
A prevenção contra o câncer é outro benefício do chá verde. "Além da catequina, um poderoso antioxidante que impede que a proliferação das células aconteça de maneira desregular, o chá verde é rico em bioflavonoides. Essas duas substâncias bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores", diz a nutricionista e clinica funcional Camila Duran, da Clínica Pedrinola & Rascovski. 
Esse resultado foi observado em um estudo feito pela Universidade do Estado de Luisiana, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, pacientes diagnosticados com câncer de próstata que tomaram quatro cápsulas por dia de um ativo denominado Polifenol E - um montante equivalente a cerca de 10 xícaras de chá verde tiveram uma redução na proliferação de células cancerígenas em até 30%.


 
Afasta a depressão
Segundo um estudo publicado American Journal of Clinical Nutrition, pessoas que tomam chá verde com frequência estão 44% menos propensas a ter depressão. Essa propriedade está ligada ao aminoácido chamado theanina, encontrado no chá verde e que tem efeito tranquilizante. De acordo com os cientistas, é preciso tomar de três a quatro xícaras do chá diariamente para observar tal proteção. 



Grupos que devem evitar o chá
O chá verde é um poderoso aliado da boa saúde. Mas, algumas pessoas devem consultar um médico antes de inclui-lo na dieta. O uso do chá não é recomendado para gestantes, indivíduos com hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas. Ele pode interagir com alguns remédios comumente ingeridos por esse grupo de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário