segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Que sua juventude dure o máximo possível e que seus últimos dias sejam de grande jovialidade 
- Saiba como!

A vida em ritmo acelerado, o desgaste físico e mental constante e a má alimentação são geradores de radicais livres, que agridem cada célula do organismo, comprometendo o bom funcionamento e levando ao envelhecimento precoce. A forma de proteger o organismo dos efeitos destes radicais livres é consumir alimentos ricos em substâncias antioxidantes.
O baixo consumo de frutas, que são ricas em antioxidantes, está entre os dez principais fatores de risco associados à ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis.

Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incentiva o aumento do consumo de frutas vermelhas, frescas ou em suco, dadas as suas propriedades antioxidantes benéficas para a saúde. 
As frutas vermelhas e arroxeadas ajudam a manter a pele jovem e saudável, pois são ricas em substâncias que protegem contra os radicais livres além de fornecerem vitaminas, minerais e fibras necessárias ao pleno funcionamento do organismo.

Recentemente, o Departamento de Agricultura dos EUA, incluiu as frutas vermelhas entre os 20 alimentos mais ricos em antioxidantes. Para escolher as frutas com maior quantidade, vá pela cor da casca: quanto mais intensa, mais saudável.
As frutas vermelhas estão no topo da tabela “ORAC value”, escala para medir quantos radicais livres um alimento é capaz de absorver e neutralizar seus efeitos. Além de conter mais polifenóis antioxidantes que o vinho tinto, chá verde ou suco de laranja.

ORAC
Método realizado de acordo com Dávalos et. al. 2004, com algumas alterações. Análise in vitro da capacidade do antioxidante proteger um substrato, no caso a fluoresceína do ataque do radical AAPH. 

Os antioxidantes são compostos que ganharam ênfase na área de saúde nos últimos tempos, devido à sua capacidade funcional. Foi descoberto que compostos antioxidantes tem um importante papel na prevenção de doenças degenerativas e doenças crônicas como mal de Alzheimer, mal de Parkinson, cânceres e problemas cardiovasculares, por atuarem inibindo e diminuindo processos oxidativos realizados pelos radicais livres em organismos vivos. Dietas à base de frutas e vegetais são aconselhadas no combate de radicais livres do corpo por possuírem grande quantidade de compostos fenólicos. 

O valor de ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity) é um método de medir a capacidade antioxidante de diferentes alimentos e suplementos. Foi desenvolvida por cientistas do National Institutes of Health. 

Embora a relação exata entre o valor ORAC de alimentos e seus benefícios para a saúde ainda não esteja claramente estabelecida, acredita-se que os alimentos mais elevado na escala ORAC atuam de forma mais eficaz em neutralizar os radicais livres, retardando o processo oxidativo e seus danos que podem contribuir para a degeneração relacionada à idade e inúmeras patologias. 


As substâncias antioxidantes previnem a degradação de nutrientes e outros elementos químicos importantes e bloqueiam a ação dos radicais livres no 
organismo, antes que esses danifiquem moléculas importantes do corpo, gerando possíveis doenças, desconfortos e o envelhecimento precoce celular.
As substâncias antioxidantes também são essenciais para o corpo por terem papel de destaque no combate às inflamações e em exterminar microorganismos que causam diversas doenças. 
A dificuldade no consumo diário de frutas em porções adequadas pode comprometer o organismo e deixá-lo vulnerável a doenças. O consumo freqüente e diverso de frutas irá contribuir para minimizar ou mesmo impedir o aparecimento de doenças por desequilíbrio nutricional. As frutas possuem grande quantidade de substâncias antioxidantes.
Esses ingredientes naturais são excelentes principalmente na prevenção de cânceres, doenças respiratórias e cardiovasculares. Conheça as frutas que, além do grande poder antioxidante, trazem outros benefícios à saúde.

Açaí
Fruta nativa da região norte do Brasil e muito consumida por esportistas no sudeste, o açaí também pode ser saboreado em sucos, doces, sorvetes, geléias. É rico em proteínas, fibras, lipídios (monoinsaturados), fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C, B1 e B2. Além de ser excelente para repor as energias, o açaí auxilia no trânsito intestinal, estimula a memória e protege a saúde ocular. Atualmente o Açaí é uma das frutas mais pesquisadas e seus benefícios validados cientificamente.

Acerola
Rica em vitamina A, B1, B2 é uma das melhores fontes de Vitamina C também possui cálcio, fósforo e ferro. O consumo de apenas 3 unidades da fruta são suficientes para atender as necessidades diárias de vitamina C de um adulto. Por suas características é muito recomendado seu consumo para combater gripes, resfriados, tuberculose pulmonar, diabetes, distúrbios do fígado e disenteria. Pode ser consumida ao natural ou como suco, sorvete, doce, geléia ou compota. 

Ameixa
Há diversas variedades de ameixa. As mais conhecidas são: vermelha, amarela e a roxa (ou preta).
Tem ação antiviral e antibacteriana. É boa fonte de fibra, como celulose e pectina. A ameixa seca é rica em vitamina A e apresenta alto teor de vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, ferro.

Amora
A amora é muito rica em vitaminas A, B e C. Possui propriedades antioxidantes, adstringentes, antissética depurativa, digestiva, anti hemorrágica e anticancerígena. Tem altos níveis de antocianidinas – tipo de flavonóide chamado poliferol que trabalham como antioxidantes, ajudando as células e o colágeno contra os radicais livres. Também possui cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e várias vitaminas.

Cassis
O cassis ou groselheira-preta (Ribes nigrum) é um arbusto originário da Europa do Norte. Os seus frutos, conhecidos como cassis ou groselha negra, são bagas redondas de cor escura e são consumidos inteiros, como xarope, geléia, doce ou licor. Rico em substâncias antioxidantes principalmente por sua cor escura.

Cereja
Mais do que uma frutinha decorativa, a cereja tem ação anticâncer e é anti inflamatória.
Ela é pequena no tamanho e gigante nos benefícios à saúde. Já na sua cor está o seu poder antioxidante, ou seja, a neutralização dos radicais livres responsáveis por inúmeras doenças. Assim como nas outras frutas vermelhas, a ação é do ácido elágico, auxiliado pela boa quantidade de vitamina C e antocianina, com ação antiinflamatória.

Cranberries
Considerado uma das grandes fontes de antioxidantes naturais. Excelente para manter o trato urinário saudável, ajudando na prevenção e tratamento de infecções urinárias, a fruta também auxilia na digestão e na diminuição dos níveis do mau colesterol no sangue.

Framboesa
Muito utilizada na fabricação de doces, bolos e tortas, é rica em sais minerais (ferro, fósforo e cálcio), vitaminas A, C, B1 (tiamina), B5 (niacina) e em fibras. A framboesa auxilia no equilíbrio da pressão arterial, previne cânceres, é indicada também para prisão de ventre, reumatismo e outras doenças, principalmente as que afetam fígado e rins. Com poucas calorias é rica em fibras. Apresenta salicilato natural, podendo causar reações alérgicas em pessoas suscetíveis a aspirina.

Jabuticaba
A jabuticaba é uma fruta silvestre, de cor roxo-escura ou negra, segundo a variedade da planta, e polpa suculenta, mole e esbranquiçada. Pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doce, geléia, licor ou vinho.
É estimulante do apetite, reanimadora. Composto por vitaminas C, B2 e B5, cálcio, ferro e fósforo.

Limão
O limão tem função antioxidante, fortalece o sistema imunológico e serve até como produto de limpeza!
Apenas 1 limão médio é capaz de fornecer a quantidade diária recomendada de Vitamina C. Ela participa da produção de anticorpos no organismo e, por isso, protege o nosso corpo contra infecções: nada mais propício em situações de baixa imunidade do organismo.
A Vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, ainda ajuda o organismo a absorver ferro, Quem sofre de anemia deve consumir verduras verde-escuras, que são ricas nesse mineral, e, se temperá-las com limão, terão a dupla necessária para combater esse problema. E não é só em sucos e chás que o limão oferece tantos benefícios. Esse azedinho serve como tempero de salada, é ingrediente de molhos e dá um gostinho a mais ao refrigerante. Rico em flavonóides, tem função anticancerígena, atua como anti inflamatório e ajuda a eliminar o colesterol ruim (LDL) do sangue.

Maçã 
No Brasil, as variedades de maçã mais conhecidas são a amarela ou dourada, a vermelha e a verde. Fruta das regiões temperadas, a maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. Combate a diarréia, as afecções das vias respiratórias e bucais.
Alimento para o cérebro. Contém betacaroteno, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina, proteínas, sódio, enxofre, ferro, sílico, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, cloro. Cheia de fibras, atua no bom funcionamento do intestino. Com baixa quantidade de calorias, é rica em fibras solúveis. É considerada uma espécie de escova de dente natural, embora não limpe os dentes, ela realmente ajuda na higiene bucal. Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e o seu sabor aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias da boca e evitando as cáries.

Blueberry (uva do monte ou mirtilo)
Fruta que reduz o mau colesterol e, conseqüentemente os riscos de infartos e doenças do coração, ajuda na prevenção e tratamento de infecções do trato urinário e além de reduzir a taxa de açúcar no sangue. A blueberry é rica em magnésio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas B2, B6 e C.
Rico em antocianidinas, dentre 60 frutas e vegetais de alto poder antioxidante, esta fruta destaca-se como a mais potente, sendo de grande importância para a proteção das células e do colágeno, fortalecimento das paredes das artérias e previne contra varizes. Possui propriedades adstringentes, anti inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas. As suas propriedades antioxidantes vêm do pigmento antocianina, responsável pela sua cor característica. A pele do mirtilo é rica num outro agente antioxidante, o pigmento cianidina, que neutraliza os radicais livres e protege o organismo contra o aparecimento do câncer e de outras doenças associadas à idade. As suas propriedades atuam ainda na prevenção das infecções do aparelho urinário, evitando a concentração dos cristais nos rins. As fibras solúveis ajudam a regular o funcionamento do trânsito intestinal. O mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes e ele protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e pela ação do envelhecimento, como a perda da memória de curto prazo.

Morango
O morango é uma das frutas mais conhecidas no mundo. Por ser fruto rasteiro, convém lavá-los cuidadosamente para eliminar eventuais impurezas. É diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate à febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos. Contém betacaroteno, vitaminas A, B5, C, magnésio, fósforo, ferro, potássio, sódio. Muito indicado no tratamento da anemia. Excelente fonte de vitamina C. Boa fonte de folato e potássio possui pouca caloria. Possui flavonóides, como antocianina e o acido elágico que não é destruído pelo cozimento. Contém acido oxálico, que reduz a absorção de minerais e pode agravar os problemas de pedras nos rins e na bexiga. Rico em pectina e outras fibras solúveis que ajudam a baixar o colesterol, as sementes possuem fibras insolúveis que ajudam a evitar a "prisão de ventre", entretanto podem ser prejudiciais para pessoas com diverticulose.

Romã
Fruta típica nos países árabes e na península Ibérica. Conhecida no Brasil para dar sorte e fartura é consumida no réveillon. A romã é excelente protetora contra doenças cardiovasculares e ajuda a reduzir os teores de colesterol. A fruta é uma das mais ricas em manganês e, além disso, tem em sua composição: proteínas, potássio, cálcio, magnésio, ferro e vitaminas B2, C e D. É rica em vitaminas A e E, e ácido fólico.
Mais rica em flavonóides que o vinho tinto e o chá verde, antioxidantes três vezes mais potente que qualquer outro. É rica em ácidos fenólicos e compostos antioxidantes que garantem a cor avermelhada. As suas propriedades fazem deste fruto um poderoso protetor contra o câncer. A romã tem antioxidantes ainda mais poderosos do que o tomate e o vinho tinto para a prevenção de doenças cardíacas.

Uva
A uva é uma das mais antigas e abundantes frutas do mundo. A maior parte de sua produção é fermentada para produzir vinho. Rica em carboidratos e em sacarose.
Contém pró antocianidinas, presente nas cascas e sementes, um super antioxidante 20 vezes mais potente que a vitamina “C” e 50 vezes mais potente que a vitamina “E”, é considerada como amiga dos tecidos das paredes das artérias, pela alta afinidade que tem com os lipídeos. Possui uma poderosa ação antioxidante, adstringente e ação cardiovascular benéfica. As uvas de coloração vermelha ou roxa (com a uva rosada ou preta) possuem grande quantidade de flavonóides, que aumentam o colesterol bom (HDL), melhoram a circulação e previnem danos contra as artérias, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares.
Experimente e verá como as frutas são essenciais para manter a saúde e a qualidade de vida.


fontes:
http://alimentesecomsabedoria.blogspot.com.br










Nenhum comentário:

Postar um comentário