sábado, 4 de outubro de 2014

Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica - TCAP




Também conhecida como TCAP, foi descrito pela primeira vez em 1950 e apenas anos depois foi incluída nos compêndios das diretrizes de saúde. Uma doença tão multifatoral como a Obesidade é muito complicado e simplista classificarmos apenas com base no peso corporal ou pelo IMC. Desta forma é de fundamental importância observarmos também aspectos comportamentais dos pacientes obesos, observarmos a relação que há entre seu comportamento e sua relação com a forma do corpo e do seu peso.




"Obesos comedores compulsivos podem constituir uma subcategoria entre a população obesa, apresentando níveis mais elevados de psicopatologia, especialmente a depressão e transtorno de personalidade, uma gravidade maior e início mais precoce da obesidade, um percentual maior de sua vida gasto com dietas e prejuízo no funcionamento social e ocupacional (Napolitano, 2001)."




Quanto mais detalhes soubermos mais armar teremos para combater essa epidemia que consome não só o corpo mas também a alma e o sonho de milhões de pessoas.




Quais as características da TCAP:

1- Ingestão de grandes quantidades de alimento sem comportamento de compensação para evitar o ganho de peso

2- Essa grande ingestão de alimentos deve se dar num período de aproximadamente 2 horas (relativo e subjetivo) e com uma frequência de 2x por semana nos últimos 6 meses.

3- Sentimento de perda de controle no momento da grande ingestão alimentar por um determinado tempo.




Aliado a isso encontramos geralmente nestes pacientes alguns componentes como:

1- Baixa auto-estima

2- Perfeccionismo

3- Impulsividade

4- Pensamentos dicotômicos , ou tudo ou nada, controle total ou total descontrole.


No geral, 3 mulheres são acometidas de TCAP para cada 2 homens. Pessoas com TCAP tem IMC maior, maior oscilação de peso e maior dificuldade em seguir dietas e disciplina alimentar. Mas pessoas com peso normal também podem ter TCAP. Pessoas com esse transtorno tem maiores sintomas depressivos.

Devemos ter sempre em mente, diferenciar da bulimia nervosa e da Depressão.

Hábitos saudáveis, psicoterapia, tratamento cognitivo para trabalhar a baixa auto-estima já que se baseia na forma e no peso.


Há medicamentos que podem ser utilizados mas é impressindível uma avaliação e acompanhamento médico embora o ideal seja um equipe multidisciplinar.







Aprender para combater. Vamos tratar saúde com Saúde.






Um comentário:

  1. Hoje tenho 58 anos 1 filha 22 antes dela nascer eu desejei , amei e amo , mais minha vida mudou , dificuldades finananceiras , perdir minha
    Mae q era meu ponto de equilibrio , meu marido e mto humano bacana,mas soy mais agitada que ele tento resolver tdo, ele e mais lento.minha filha e dinámica graça a
    Deus vai la e faz, mais eu... Fiquei triste ...25 anos meu coraçao doi de tristeza estoy com 106 kilos e quero viver, tdo doi preciso encontrar uma
    Mao abencoada acho q preciso ajuda !

    ResponderExcluir