quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Minha primeira Prova Internacional - 21k de Buenos Aires

Perdemos o vôo

Tudo começou com uma sugestão do nosso coach Nelson Guaranha em fazer essa prova, e logo todos abraçaram essa idéia, tentarei fazer um roteiro que seja útil pra você poder realizar essa prova que pretendo voltar no ano que vem de tao bacana que achei.


Optamos pelo pacote para corredores que a Tam viagens oferece, inclusive para outras provas. A loja da Tam aqui de Mogi e bem enrolada mas o backup que o help call da empresa da no exterior e muito bom, em português e isso e bastante impostante como você vai ver no prosseguir do texto

Treino de reconhecimento
pacote do casal saindo 05/09 e voltando 08/09 sai por 990 dólares. aéreo e hospedagem com cafe da manha, achei o preço bem justo. o hotel e o art madero Unique, hotel  na região de puerto madero, área belíssima, segura e com uma ótima infra-estrutura ao redor. cafe da manha bem razoável servido dacity tour, passeios, vale bem a pena. Levamos 1000 doloares, 400 pesos e 500 reais, já que não tinha a menor noção por ser nossa primeira vez. 




Agora afirmo que o dólar por lá e uma ótima opção basta pagar com dólar e  troca lhe dão em pesos com cotação no mercado paralelo, onde o dólar vale de 8 a 10 pesos e o real vale 3 pesos.s 7h as 10h, hotel não tem serviço de cozinha. la você pode trocar seu dinheiro, pedir taxi, agendar





Cheguei atrasado na hora do embarque e o programado era sairmos as 8:30h acabamos saindo as 14:30h, chagamos a Buenos Aires as 18:00h, passamos pela imigração e recebemos, cada um, um  papelzinho que no fim da viagem tivemos que apresentar no embarque, por isso, guarde-o!!! Pegamos um taxi de uma empresa Taxi Ezeiza no próprio Aeroporto de Buenos Aires Ezeiza, pagamos 100 reais e demoramos por volta de 45min para chegarmos ao nosso Hotel Unique | Art Madero/Hotel. Mas na volta, pegamos o transfer do próprio hotel onde pagamos 70 reais.

Nós no tango




Assim que chegamos fomos jantar no El DesniveL , calle Defensa 855,  bairro de San Telmo. Peça o bife de chorizo e o Talharim com molho de 4 queijos, é sensacional! Preço e atendimento super justo. Não esqueça de gorjeta em espanhol cham-se propina e os 10% do serviço nem vai na conta e você deve dar como propina.

Expo 21k Buenos Aires



No dia seguinte acordamos cedo e fomos correr por 6k as margens do Rio da Plata, tempo ótimo e cenário belíssimo. voltamos para tomar cafe no hotel, depois fomo de taxi do hotel feirinha da Meia Maratona, pagamos 60 pesos, 20 reais,  vários Stands legais e o preço melhor que as lojas oficiais.

Saímos de lá e pegamos o Metro, a passagem custa 2,50 pesos, menos de 1 real, super tranquilo e eficiente. fomos até o centro para conhecer a calle floria, centro comercial, mas os preços não valem a pena. Almoçamos por lá mesmo, num local que não lembro nome mas nem vale a pena mesmo...

À noite fomos ao Tango de Puerto MAdero chamado Madero Tango,  Av Elvira Rawson de Dellepiane,  Puerto Madero,Telefone:+54 11 5239-3009 
Horário:
 
Terça-feira horas 20:30–00:30, 60 dólares por pessoa com direito a um ótimo jantar e 1 garrafa de vinho por casal, show excelente!!! não deixem de ir!!!



City tour - Caminito
No sábado, cedo, 9h fomos a feirinha pegar o kit da prova, comprei um agasalho na adidas por 70 reais! Fiz uma homenagem a minha esposa na minha camisa da prova, voltamos para o hotel, pegamos nossas respectivas esposas e novamente fomos ao El Desnivel para almoçar, após almoço, houve o city tour, neste não fui pois estava cansado e preferi dormir já que a prova seria no dia seguinte mas quem foi gostou muito.





A noite pedi um pizza e comi no Hotel com a Maga. Marcamos de sair as 5:00h do hotel com o taxi para a prova, chegando lá estava muito frio, fui de luva, camisa 2a pele, camisa da prova, luva e calça leg.Chegando lá estava um vento frio e úmido que incomodava bastante. Fomos nos organizando perto da largada mas pelo lado de fora das baias, perto do stand da Adidas que era uma caixa de tênis inflável gigante. Tudo escuro ainda e frio, bastante frio, aproveitamos para tirar fotos e dar risada tentando quebrar a ansiedade que naquele momento poderia atrapalhar bastante.



Não mencionei mas o ponto de largada/chegada era no hipódromo de Palermo, local belíssimo, um parque praticamente mas como no dia anterior choveu o dia inteiro estava um pouco com areia molhada mas não formava lama. Fomos aquecer na grama, minha maior preocupação era o aquecimento já que fiquei mais de 20 dias com uma distensão na panturrilha direita e não poderia correr qualquer risco já que tinha chegado até aquela prova.

Faltando 15min para largada fomos para a baia que não eram dividias por tempo, pude ver a despedida da Sheila e Renzo com o Cláudio, cena belas que só o esporte pode nos oferecer. Ficamos no meio, envoltos num mar laranja, um espetáculo a parte com toda certeza. A organização informou que na próxima hora a temperatura subiria 10 graus, isso me assustou pois não tinha plano B para essa situação já que eu esperava frio!!

Minutos antes da largada
Alinhados pude perceber a emoção do meu amigo Cláudio Gomes, choro discreto, sua primeira meia maratona, não perdeu treino algum, fez tudo aquilo que foi programa e estava voando. Pude também perceber toda a equipe focada e determinada a fazer o seu melhor, o Mike Harada estava com "sangue nos óio" e determinado a bater seu record pessoal. Hiro, Eduardo sempre mais "Zen" mas notava-se  uma conversa interior de dar o seu melhor. E nosso Coach,Nelson Guaranha, só sorrisos de ver seus pupilos dedicados e devotos dando mais um passo super importante.

Dada a largada, a principal coisa a fazer era segurar a euforia inicial e manter o planejado para completar sem quebrar, nos primeiros 500 metros o sol já raiou a nossa esquerda, cena linda, indício que aquele dia nos reservaria coisas especiais.

No 1,5Km, a temperatura subiu muito, muito mesmo, tirei as luvas e a camisa da prova, corri com a 2a pele, e a cada vez que passava em posto de hidratação pegava um garrafinha para jogar na cabeça. No primeiro posto, 5km, as 2 primeiras mesas estavam sem agua, os voluntários ainda rasgavam as embalagens para servir e um corredor me empurrou para pegar a agua e acabei derrubando a mesinha, fiquei muito chateado, dei uma parada, respirei e voltei na boa mas pensei: "meu tempo foi pro espaço" mas....o importante era terminar sem quebrar.

Vias largas, visual do centro de Palermo encantador, um show de cultura e turismo e eu ali correndo, não há nada melhor!!!!

Fiz os primeiros 10 km em 1:06:00 aproximadamente, dentro do meu esperado, durante o caminho tinham várias atrações como o show do Elvis Presley, Beatles, Michael Jackson e uma dupla que dançava lambada!

Calor apertando e entramos num trecho que autopista, que seria o mais duro da prova, muito calor e uma longa subida. Senti a dificuldade, diminui o ritmo e comecei a ver muita gente quebrando, vomitando e com dor muscular, trecho bem longo mas que no final era o parque o hipódromo, ou seja, estava chegando "em casa".

A organização distribuiu agua, gatorade, frutas (laranja e banana), e essa frutinhas foram o essencial para terminar os últimos 4 Km, ouvi pelo meu GPS que minha media estava em 6;40/km e isso me deu um gás a mais, sim, era possivel eu bater meu melhor tempo, o que não consegui na ASICS estava à minha frente em terras portenãs! Iniciou-se um zig zag dentro do parque, e quando vi o portal de chegada com o tempo bom, vi que poderia cumprir minha promessa de dedicar meu record pessoal a Maga, minha companheira em tudo, meu grande amor!


Conclui a prova, 1:21:45, meu novo record, chorei muito e nem notei que estava chorando, não acreditava que do planejamento de não quebrar, pensei em 3horas de prova mas tinha conseguido meu recorde pessoal, sensação indescritível, pensei na minha família, nos amigos que me apóiam e me ajudam bastante no trabalho pra eu conseguir manter essa minha rotina maluca que tenho. Feliz Feliz Feliz!!!!

Felicidade Total
Peguei a medalha, vi que era feia mas o que ela representa pra mim se assemelha a uma obra de Da Vinci!!! 

Vi, vim e venci
Encontrei o pessoal da equipe e vi que Mike fez sub-2, Hiro 2:01:00, Cláudio 2:15:00 em sua primeira!!!!!!!!!!! Guerreiros, aquele treino debaixo de chuva e de muito frio com todos juntos, foi ali que nos tornamos vencedores, ali o dia da guinada.






Pegamos um taxi na volta, fomos ao Hotel, encontrei a Maga e dei a medalha a ela e tenho certeza que ela sabe tudo que aquilo representa, pensei no meu pai, quem sabe cruzar um dia aquele portal juntos?! 





Almoço pós-prova, uma delícia




Banho de banheiro, relaxamento total e fomos a comer! massa liberada! sem peso na consciência, Comida boa, animação e comemoração em família com a certeza do dever cumprido.




Andando por Buenos Aires


Heróis da resistencia






Meu tão sonhado tenis de trilha!!







                       
No dia seguinte fomos de metrô ao shopping Albasco,no caminho encontramos essa bela igrejnha da foto. A estação de metrô fica dentro do shopping, lá consegui comprar meus tênis de trilha da Salomon por 310 reais, o que normalmente no Brasil custaria 550. Local bacana, praça de alimentação bem variada, uma ótima opção pra quem gosta.







A noite, saimos para jantar no Cabanãs, em Puerto Madero, ótimo restaurante e que vale muito a pena conhecer, comida deliciosa, as margens do Rio de La Plata, muito encantador. Recomendo

Jantar no Cabanãs
No dia de voltar, fechamos um transfer no hotel por 70 reais que chegou pontualmente como todos os outros que combinamos. Taxi é uma ótima opção em Buenos Aires.

Adorei essa foto, representa muito pra mim












Bem, termino com muita alegria de poder passar em 5 dias, conhecer um novo pais e fazer uma prova muito boa, com minha esposa, amigos e uma energia única. 

Bons treinos, muitos Km e cada dia menos Kg




  • 6 comentários:

    1. Parabéns Dr. Paulo pela excelente prova e pelo relato. Adorei, espero ano que vem ter a experiencia de fazer essa prova. Quem sabe não montamos uma turma do Projeto Carcará.
      Parabéns pelo recorde pessoal.
      Cássia Santana (http://cassinhags.blogspot.com.br/)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Minha querida Cassia, prazer D+ ler seus comentários minha querida. Se Deus quiser ele me dará a honra de fazer essa prova ano que vem com a familia carcará!
        obrigado
        bjos

        Excluir
    2. ME emocionei junto com você Paulinho, sério. Hoje li que todo atleta é um transgressor, ele exige sair de sua zona de conforto. Parabéns pela sua vitória. Tem sido maravilhoso ter te reencontrado numa causa tão nobre. Você é inspiração pura.
      Beijos Mok

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Minha amiga do coração, voce que é pura luz!!! obrigado pelo comentário e saiba que sou seu fã!
        bjos

        Excluir
    3. Muito bom Paulo. Adquirindo experiência e crescendo cada vez mais.

      Parabéns cara
      Abraços

      ResponderExcluir
    4. Meu amigo e mestre Gui! meu parceiro de tempos bons e tempos dificeis. Lembrei muito muito durante os treinos e a prova do seu comentario sobre o pace 6:30 que economiza energia e melhora a performance. estou focado nisto!!
      obrigado por tudo meu amigo e saiba que a "patroa" aprovou nossa missão na Nova zelandia!!!!

      ResponderExcluir