domingo, 6 de outubro de 2013

O kilometro mais feliz da minha vida


Sem dúvida foi o kilometro mais feliz da minha vida, sem dúvida! Ir a corrida com minha esposa Magali e meu sobrinho Gustavo já foi um aperitivo da delicia que seria meu dia. Consegui chegar no horário e encontrar Fernanda minha amiga irma do coracao e a Tânia e assim matamos as saudades e batemos um papo logo na frente do guarda-volumes. Faltando alguns segundo para o inicio da prova fomos a baia, muito ansioso e com  receito de machucar minha panturrilha Direita que desde 16 de agosto em assombra. Bem, foi dada a largada, me despedi da maga e fomos em equipe

 para o pórtico de saída. Encontrei minha querida amiga Adriana Patricia e foi super prazer dar um abraço na minha amiga de trabalho e de esporte. Bem, iniciamos a corrida e ouvi um grito: PAULOOO!!!! quando olhei encontramos Roberto Itimura e o Ricardo Mourao, estávamos ali todos juntos, perfilados, correndo felizes, amigos e unidos, me arrepiei e assim nasceu meu quilometro mais feliz da minha vida! Naquele momento descobri que o que o esporte nos proporciona é maior que a prova em si, vi que tudo o que passamos e nos privamos é nada frente a alegria de estar ali naquele momento, aproveitando um dia lindo de sol, 18mil pessoas e vc rodeado de gente que tanto admira e faz sua vida ser mais feliz. Então perguntei pro Mourão, qual o ritmo que voces pretendiam fazer, e ele respondeu algo que foi uma lição de vida:
- O ritmo naturalmente vamos encontrando, vamos bem, vamos tranquilo!!
Essa frase, ecoou pela minha cabeça por meia hora (vocês entenderão o motivo logo). Estava a 6:25/km e 6:35/km, estava bem, minha panturrilha direita normal, sem dor, respiração boa, ritmo corfortavel. Mas o inacreditavel aconteceu, parece piada ou macumba, no KM4,5, minha panturrilha ESQUERDA, sim a outra panturrilha, começou a doer, achei que fosse melhorar ou passar e assim reduzi o ritmo mas foi quando senti "uma pedrada na panturrilha" e me passou pela cabeça todas as mensagens in box e por SMS que me mandaram, pensei na disney, no pressentimento da maga, no meu medo e ansiedade...sim, machuquei minha outra panturrilha, inacreditavel!!! parei, respirei fundo , pensei, pensei pensei....lembrei do que falaram Aline Carvalho, Leandro Gonçalves, Cláudio Gomes, meu pai... e agora o que faço??? tentar? machucar mais? assumir o fracasso? desistir? como é dificil desistir, meu Deus como é complicado assumir o fracasso e então veio a minha mente o seguinte;"O ritmo naturalmente vamos encontrando, vamos bem, vamos tranquilo!!" meu ritmo, minha vida irá voltar naturalmente, irei tranquilo. Chorei, chorei chorei, como é complicado...Mas agora é voltar, sentar com meu treinador nelson guaranha e me reinventar. Amanhã serei um novo eu, pois o velho morreu hoje mas ano que vem voltarei nessa mesma prova, e irei refazer essa história.
Obrigado a todos do fundo do meu coração, desculpem, mas não deu, fiz o meu melhor, mas seria irresponsavel da minha parte forçar um centímetro qualquer...
Mas concluo dizendo que foi o kilometro mais feliz da minha vida, o resto é resto, amanhã é outro dia.

2 comentários:

  1. Paulo, na Meia Maratona de Floripa deste ano tinha tudo para fazer minha melhor prova. Minha meta era correr para baixo de 1:35h. Larguei bem, ritmo forte, controlado, respiração show... indo de vento em popa. Passei os 5km para 20:30 e os 10 para 42:00. Tinha encaixado meu ritmo e aí era só tocar até o final. Pouco depois do km 12, a conta já era negativa... quando de repente minha panturrilha direita arriou. Senti uma repuxada, dei uma cambaleada mas continuei... de repente, uns 400m a frente outra repuxada e então parei. Sem pestanejar abandonei a prova antes que me machucasse mais sério. Voltei de cabeça baixa, triste por ter que abandonar (primeira e última prova que abandonei) sendo que estava na melhor fase dos meus treinos.

    Resultado: Distenção no Solio. Duas semanas parado, fazendo fisioterapia dia sim/dia não. Sessões de choque, massagem e tudo voltou ao normal.

    Acontece... mas tem que cuidar, senão volta. Atualmente to na boa, sem dores, sem nada... só preciso mesmo é voltar a encaixar os treinos tão bem quanto antes da minha cirurgia de hérnia. Mas é tudo um processo né? Se cuide, a Maratona da Disney tá quase aí.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa gui vc sempre um uma palavra de conforto e certa a cada momento. to de cabeça boa e vou manter foco total para recuperacao e voltar a treinar firme e 100% pra fazer bem a disney. obrigado de coracao meu amigo querido

      Excluir