quinta-feira, 6 de março de 2014

Minha história contada por Globoesporte.com!!

Após eliminar 22kg, médico adota 







corrida de rua como 'estilo de vida'

Paulo Brasil Júnior é morador de Mogi das Cruzes e atua como médico em São Paulo. Ele já coleciona 30 corridas em seu currículo, inclusive no exterior

Por Mogi das Cruzes, SP

Comente agora
paulo brasil jr (Foto: Reprodução/Marathon Disney Photo)Paulo quer mais maratonas no exteior (Foto: Reprodução/Marathon Disney Photo)
Como o próprio sobrenome já diz, Paulo Brasil Júnior tem características de um brasileiro nato: "não desiste nunca". Apesar de durante a infância e adolescência ter sido magro e sem problemas com peso, quando começou a cursar Medicina algumas mudanças foram acontecendo. Com a correria diária, hábitos alimentares ruins começaram a fazer parte da sua rotina, além de bebidas alcoólicas, o que contribuiu para uma alteração radical em seu corpo.
Vítima da "febre olímpica", Brasil sempre foi uma pessoa esportivamente ativa, inclusive por influência do lado paterno da família, em que todos têm o hábito de correr. Dos seis aos 16 anos de idade, ele jogava tênis e ainda competia pelos quatro cantos do país. Quando estava fora das quadras, jogava futebol, mas garante que essas modalidades não eram completas como pareciam.
- Esses esportes nunca me deram a noção do que é ser atleta, com orientação e vida regrada. Por outro lado, naquela época não tínhamos tanta informação disponível como nos dias de hoje - ressaltou.
O tempo passou e ele decidiu dar um basta, afinal, era contraditório um profissional da área da saúde não ter uma vida saudável. A gota d'água foi quando quis brincar com os sobrinhos no gramado e foi subestimado pela cunhada, que disse que o "gordinho" não conseguiria tal feito.
- Estava na casa da minha cunhada, falei que iria brincar com meus sobrinhos no gramado e ela disse que eu não conseguiria. Então contei minha história atlética e, além de ter duvidado, ela tirou sarro de mim. Mas neste período eu já estava questionando minha condição física, então juntou tudo e resolvi me cuidar. Tive a sensação que estava "me perdendo" e ficando sem controle da minha própria vida - contou o médico.
paulo brasil jr (Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Brasil Jr)Desde a sua primeira corrida, em 2011, Paulo eliminou 22kg (Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Brasil Júnior)
Ele percebeu que seus 1,79m não combinavam com os 112kg que pesava em 2011 e se matriculou em uma academia. Com o objetivo de emagrecer, passou a fazer os exercícios sugeridos pelos professores, mas ainda não foi suficiente. Como não via muito resultado, começou a ler livros sobre o assunto e, assim, descobriu a corrida. Com isso, passou a se arriscar na esteira, mas uma forte dor na canela o impedia de intensificar seus treinos. Então ele descobriu que sofria de canelite, mas tratou a doença e logo voltou a correr.
- Tenho os primeiros tempos anotados até hoje. Minha primeira corrida foi dia 19 de novembro de 2011, quando fiz 5km em 39m42s. É inesquecível. Pensei que não conseguiria terminar e quando cheguei lá tinha vergonha por ser um novato e gordo correndo. A corrida não muda ninguém, mas a gente muda para correr. Isso nos dá um sentimento de retomada da própria vida, nos coloca mais em sintonia com coisas que não damos atenção, como o pôr do sol, o canto de um passarinho, o silêncio, um momento só seu.
paulo brasil jr (Foto: Reprodução/Ativo)Médico quer organizar corridas em sua cidade (Foto: Reprodução/Ativo)
Com a academia diária, acompanhada da corrida de rua, o médico eliminou quase 22kg e começou a se orgulhar do resultado que via. Atualmente, ele tenta manter uma alimentação equilibrada, acompanhada dos exercícios, que já faz por prazer.
- Minha maior dificuldade foi não comer "pratão" de comida no jantar. Não gosto de doce, nem de fast food, mas picanha, feijão e arroz são meus pontos fracos e comia bem. Jantar salada, fruta e grelhados não foi fácil para mim - lembrou.
Brasil olha para trás e vê todo o esforço refletido no espelho e na balança. Hoje, além de mais leve, ele adotou uma vida saudável, que o motiva a sempre correr. Ao todo, ele já participou de 30 provas, sendo uma maratona, sete meias maratonas, uma de triatlo e uma corrida de montanha. Além disso, o médico já objetiva para 2014 mais provas no exterior, para chegar nos 85kg que deseja.
O esporte entrou tanto para a sua vida, que ele decidiu fazer Pós-Graduação em Medicina Esportiva e Nutrição. Morador de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, o corredor pretende organizar corridas em sua cidade futuramente, para que pessoas como ele possam também adotar uma vida saudável.
- Seria voltada totalmente para iniciantes, para promover saúde. Quem já é bom ou se acha o "super homem" não precisa de ajuda, mas o gordinho e sedentário sim. Já vi ambulâncias ficarem acelerando para pressionar o último corredor, que era gordinho, para ele andar mais rápido e acabar a prova. Aí não dá, temos que incentivar a mudança. Se virar atleta tudo bem, mas o foco é sair do sedentarismo e da obesidade - concluiu.
*Colaborou Thayana Alvarenga, sob a supervisão de Petterson Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário