segunda-feira, 31 de março de 2014

Quando um atalho não vale a pena…mesmo na corrida

Tentei a maratona de SP em Novembro do ano passado, machuquei a panturrilha, tratei, fisio, musculação, voltei a correr, aumentou volume, treinei Natal, Ano, viajei, fiz a maratona da Disney, voltei com uma lesão na banda iliotibial, tentei tratar e treinar mas tenho que admitir que preciso dar um tempo, tenho treinado há 60 dias com dor, tomando remédio, injeção, e as coisas não estão como deveriam estar. Tentei atalhos, como tomar remédios, insistir na dor, tentar mudar passada, caminhar na dor pra depois correr, tomar remédio antes de sair pra correr, tentei, tentei, tentei mas o corpo venceu. Fiz o possível, fiz todos os treinos, musculação, perdi peso, fiz tudo para poder fazer a Ultratimura53, aniversário do meu grande amigo Roberto Itimura, meus amigos reunidos, festa linda com toda certeza. Não vai dar pra correr mas tentarei contribuir da melhor maneira possível nem que seja gritando e entregando água.

Tentei atalhos, mas quando se trata de recuperação, lesão e integridade, tenho que rever, sentar com meu treinador, reprogramar, tratar, zerar e voltar mais forte. Preciso desistir para na verdade encarar o desafio correto, desistir nesse caso é corrigir a rota, desistir e ver que NESTE MOMENTO essa não é a melhor opção ou a opção que me fará evoluir. Meus atalhos não serviram para me aproximar da chegada mas sim, na verdade, me distanciaram e me distanciariam muitos mais se eu continuasse. 
Ótimo, agora tenho um novo plano, novo desafio e continuo motivado,
quero treinar, gosto de treinar, quero voltar bem, voltar sem dor, treinar sem dor, correr livre sem me preocupar se virá dor ou não.

Pensando nisto pensei em alguns assuntos interessantes e relacionados a essa minha experiência:


É totalmente possívelfazer uma atividade de treinamento e, ao mesmo tempo, ter um trabalho de preventivo de lesões sendo super indicado fazer um trabalho de prevenção concomitante a atividade de treinamento. o ideal é uma equipe multiprofissional composta por no minimo um medico do esporte, um profissional da educação e um fisio para fazer uma avaliacao individualizada pré-treinamento e durante treinamento, corrigindo erros posturais, alteração desarmônicas de biomecânica, fraquezas musculares e identificação precoces de lesões pequenas e principalmente de sobrecarga muscular e articular. alias esse deveria ser o caminho trilhado por todos que querem iniciar e os que querem continuar tendo uma atividade física regular.

2) As novas tendências como Banheiras de gelo, meias de compressão, kinesio tape, entre tantas outras ajudam na recuperação. Todas essas alternativas são importantíssimos adjunvantes, ou seja, seus efeitos são potencializados a apartir de um trabaho especifico e individuaizado adaptado ao plano do atletas e a sua atual situação física. avaliação individualizada e prescrição de treinamento e de terapia por uma equipe multidisciplinar são insubstituiveis. Mas pena que isso não tem o apelo de marketing nem chama a atenção nas provas.

3) Alimentação x Suplementação. O equilibrio entre comida e suplemento deve ser adequado a situacao clinica do atleta, seu dia a dia, seus horários e principalmente ao seu volume e intensidade de treinamento, seus objetivos e seus planos. Atletas recreativos no geral tem demandas muito baixas e muito especificas de suplemento apesar da grande industria insistir no consumo abusivo. Mas tudo deve ser feito com orientação de um profissional que faça uma avaliacao adequada e um plano individualizada, fuja de "receitas de bolo"

4) No geral esse atletas tendem ao que costumo chamar "desempenho Kamikase" ou sofrem de sobrecarga ou sofrem de carência enérgica. Com resultado final um decréscimo do seu desempenho embora as vezes tenha algum ganho temporal mas que não consegue se manter alcançando rapidamente um plato e depois involuindo pois não há equilibrio enérgico nem harmonia dos suplemento com a alimentação e assim um não potencializa o outro que é o objetivo. E no geral há a tendência da subalimentação que é um grave erro.

5) O usuário compulsivo de suplementos: Com absoluta certeza, como mencionei anteriormente, geram um beneficio ilusório podendo aparentar beneficio imediato mas que não se sustenta nem a médio prazo. Tudo na natureza tende ao equilibrio e temos sempre que procurar o equilibrio, recuperação  faz parte do planejamento, é um sinal do corpo de sobrecarga e fadiga e deve ser observado e principalmente respeitado. Não há resultados concretos em cima de efeitos ilusórios.

6) Cafeína e energéticos para "superar" o cansaço. A Melhor opção é repouso físico e mental ou mudança de atividade para outra de baixo impacto e/ou caráter recreativo mas tudo isso deve estar e é pra estar contida no planejamento e de acordo com a intensidade do cansaço é estabelecido níveis de repouso que podem ser relativos, ativos, e ou absoluto tudo a partir de avaliacao previa e supervisao.

7) outros atalhos famosos: uso indiscriminado de antiinflamatorios para ilusoriamente "acelerar" a recuperacao mas na verdade está mascarando uma lesão que certamente irá piorar no futuro. uso de anabolizantes para melhoras performance e percentual de gordura, correr com saco plastico na barriga achando que irá emagrecer, uso de medicações anorexigenas para perder peso de forma rapida…

Para resultados concretos e reais devemos nos propor a mudanças baseadas em planejamento e avaliações concretas e bem orientadas. uma equipe multiprofissional é o ideal para um correto diagnóstico, planejamento, acompanhamento para a certeza de resultados seguros e duradouros. Quer quer algo sério deve procurar um plano sério.


Bem nos próximos dias publico meu plano de reabilitação e minhas novas prova de 2014.

No dia da prova, o que quero é estar com meus amigos, os de sempre, que sempre estão comigo, celebrando o aniversário de nosso querido Roberto Itimura.

Bons treinos, Muitos Km e cada dia menos Kg


Nenhum comentário:

Postar um comentário