quinta-feira, 27 de março de 2014

Quero (re)começar! O que fazer?

Coração de Pangaré – Quero (re)começar! O que fazer? by Paulo Brasil

Quero começar ou recomeçar a mudar de vida, a comer melhor, a praticar um esporte, a praticar outro, retomar o esporte que eu fazia…Essa questão sempre está rondando a cabeça de qualquer pessoa quando planeja investir na sua saúde mas o que realmente falta é um roteiro do que se deve fazer e qual sequência fazer. Não quero de forma alguma achar que sou o dono da verdade e assim ser o “Guia” de sua nova vida, longe de mim tal prepotência, na verdade, quero dividir minha experiência como médico, ex-obeso e aspirante a atleta com você para que assim minimize as chances de erro, perda de tempo e principalmente frustração que é a grande vilã do começo ou do recomeço.
Bem, como médico, acredito que saúde de verdade só é possível com a participação de várias profissionais juntos e juntos possam desenvolver um planejamento para que o atleta tenha o melhor desempenho com a maior segurança. Por isso se possível procure um médico do esporte ou qualquer outro especialista mas que tenha formação ou afinidade com o esporte, procure um profissional da educação física, um fisioterapeuta e uma nutricionista. A ordem deles você que irá julgar de acordo com suas possibilidades financeiras, sua situação de saúde, lesões, peso…Mas esse quarteto é inicialmente a base para atingir um bom desempenho com segurança a partir do conhecimento técnico desses profissionais e do inicio de um auto-conhecimento do atleta usando como base seus treinamentos, orientações e leituras.
É fundamental uma avaliação médica onde será visto sua atual condição física, seu passado clínico e se isso pode interferir atualmente e no futuro. Essa avaliação minuciosa e completa serve como base para o planejamento, serve para conjuntamente com os demais profissionais proBjetar algo individualizado onde será minimizado as chances de lesão e maximizado o potencial do atleta.
O profissional de educação física está completamente habilitado, treinado e preparado tanto para ser o técnico no esporte que escolher como ser personal trainer já que o reforço muscular é algo inerente a prática da atividade física. Procure bons profissionais, fuja daqueles que insistem em receitas e planos pré-concebidos que só irão fazer você perder tempo e aumentar o risco de lesão.
O fisioterapeuta é fundamental para avaliar qualquer alteração de ordem biomotora, desta forma corrige, previne e orienta como ter a melhor técnica dentro do esporte escolhido, com o melhor aproveitamento e evitando lesões que possam abreviar uma carreira.
A participação da nutricionista é inquestionável, seja ela do esporte ou não, hábitos alimentares corretos são a base de qualquer projeto esportivo e/ou de vida saudável. Sua avaliação também deverá ser individualizada para que o planejamento alimentar seja o mais indicado para sua atividade, estilo de vida, necessidades de ganho ou perda de peso. E durante a caminhada, adaptações e incrementos nutricionais são necessários para que sua vida saudável e esportiva tenha longa duração.
Pesquise, procure, informe-se, uma correta análise e uma correta orientação com toda a certeza é a diferença entre o tentar e o conseguir.
Que você e eu consigamos mudar e melhorar a cada dia.
Bons treinos,
Paulo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário