Projeto ajuda centenas de pessoas na luta
por uma vida mais saudável
Com depoimentos de vários locais do Brasil, blog registra o dia a dia das pessoas e o que fazem para combater o sedentarismo e a obesidade
Comente agora
Há exatamente um ano, um trio de amigos insatisfeitos com o sobrepeso resolveu criar um projeto que os ajudaria a emagrecer. Batizado de 'Carcará', a iniciativa foi idealizada para combater a obesidade e o sedentarismo e atualmente já conta com quase 500 pessoas, que lutam pelo mesmo resultado: uma vida saudável.
Fernanda Ferraresi, Patrícia Rovere e Paulo Brasil Júnior criaram um grupo em uma rede social, onde retratam diariamente suas experiências com a atividade física, além de postarem fotos de suas respectivas balanças para contar o desempenho semanal. Os três perderam um número expressivo de quilos e resolveram passar a ideia adiante.
Médico, Paulo Brasil Júnior já perdeu 22kg correndo e levando uma vida mais saudável (Foto: Artes GloboEsporte.com)
- O projeto explodiu e tem gente de todo o Brasil. Toda segunda-feira os membros postam fotos da balança e também temos uma planilha, onde acompanhamos o peso de todos. Os que mais perderam são parabenizados. Temos ranking e fazemos brincadeiras - explicou Júnior, que é médico e já perdeu 22kg.
Segundo o médico, qualquer atividade física é válida no Carcará, desde dançar, até correr e pedalar. Diariamente pessoas contam suas histórias de vida e de luta contra o excesso de peso e, juntos, se motivam, já que dados recentes da Secretaria Estadual da Saúde mostram que pouco mais da metade da população de São Paulo está acima do peso.
- Esse é o meu projeto de vida. É algo que acredito muito e vejo dar certo, pois todos se comunicam diariamente, se ouvem, se ajudam e compartilham vitórias e derrotas - disse ele, lembrando que o grupo realiza encontros regionais além de um nacional, marcado para agosto, na meia maratona do Rio de Janeiro.
O blog
O blog
Blog ajuda pessoas na luta contra a balança (Foto: Reprodução)
Após alcançar seu objetivo principal e eliminar 22kg, Paulo Brasil ouviu os conselhos de seu pai e resolveu registrar suas rotinas em um blog pessoal, já que isso poderia servir como exemplo para pessoas que têm dificuldades e dúvidas iguais as dele. Hoje, aparentemente mais magro e com uma vida esportiva totalmente ativa, ele se vê como uma pessoa comum.
- Apenas meti a cara para tentar dar a volta por cima e isso é muito comum, como o meu problema. Uma pessoa que corre 100km chama menos atenção que um gordinho que perde peso, já que tem muito mais gente gorda do que gente que corre 100km. Além disso, um gordinho é mais acessível que um superatleta de 100km. Isso na visão de quem está do lado de fora, já que os superatletas são super humildes no geral - ressaltou ele.
O blog (conheça aqui) reúne relatos de pessoas que emagreceram e passaram a adotar uma vida saudável, tanto pela alimentação, como pela prática esportiva. Grande parte das histórias falam de pessoas que viraram corredores e se apaixonaram por asfaltos. Por outro lado, o espaço tem histórias de superação do próprio autor, que teve de mudar para correr.
- Tenho problemas como todo mundo, não sou superatleta, não tenho alto rendimento, nem pódios na minha vida, mas procuro 'subir a ladeira' e mudar meu destino, como todo mundo deve fazer. A essência do esporte não é vencer e, sim, consertar seu caminho e permanecer nele. Se eu posso, qualquer um pode - disse o atleta.
*Thayana Alvarenga sob a supervisão de Petterson Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário