quinta-feira, 27 de março de 2014

Reeducação Alimentar, dicas simples

Reeducação Alimentar, dicas simples by Paulo Brasil

uma_vida_saudavel

Dieta da Lua, da sopa, das estrelas, do céu, detox, seja qual for a dieta e do tempo estipulado para o êxito da perda de peso, uma hora você irá se perguntar: “E depois? O que farei?”. Eu respondo o que você irá fazer, você irá voltar ao seus antigos hábitos e seu peso perdido irá voltar ou até aumentar dependendo dos estímulos.
Por isso a melhor e única opção é a reeducação alimentar, onde você irá identificar hábitos errados e excluí-los do seu dia a dia e aprender e acrescentar novos hábitos mais saudáveis, tudo isso com acompanhamento profissional de um nutrólogo ou de um nutricionista.
Dicas simples e fáceis para iniciar um novo hábito alimentar saudável:
Prato Bem Equilibrado
Para não passar fome durante o dia, principalmente quando se inicia um novo hábito alimentar é acrescentar fibras à sua refeição. Essas fibras podem ser encontradas em frutas, legumes e verduras, elas farão com com que a sensação de saciedade dure por mais tempo, já que as fibras são volumosas e demoram a ser processadas pelo organismo. Também procure trocar os alimentos à base de carboidratos simples como doces açucares, por carboidratos complexos com os grãos integrais.
Não existem alimentos proibidos, e sim, que devem ser evitados ou consumidos com cautela. Desde que haja moderação nas quantidas ingeridas, qualquer alimentos pode fazer parte do se cardápio. Tudo isso baseado num planejamento individualizado e supervisionado por um profissional capacitado.

Fome ou vontade de comer?
O desejo de consumir algo, muitas vezes calórico, pode não significar fome, ou seja, que o corpo precisa daquilo, e sim, que o paladar já está viciado em gorduras e açúcares. A dica é se questionar antes de comer algo por impulso: estou realmente com fome ou só com vontade de comer?
Atitudes que podem melhorar seu dia e sua vida.
- Estabeleça horários para comer, mantendo cerca de 3 horas de intervalo entre refeições.
- Não pule refeições
- Evite beliscar guloseimas
- Mastigue bem os alimentos
- Evite a ingestão de líquidos durante as refeições e uma hora após seu término, facilitando o processo de digestão e absorção dos nutrientes.
- Beba cerca de 8 copos de água por dia. Uma dica é andar sempre com uma garrafinha de água para não esquecer de se hidratar.
- Inicie a refeicão por um prato de salada com verdura crua. As fibras ajudam o processo de saciedade, diminuindo a quantidade que será ingerida depois.
- Fuja das refeições volumosas, principalmente à noite. Nesse horário o gasto energético diminui, aumentando a possibilidade de incorporação de gordura corporal.
- Evite substituir almoço e jantar por lanches.
- Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos não saudáveis fora da visão, lembre-se que reeducação alimentar também deve ser feitas nas compras para casa.
- Pratique alguma atividade física que lhe dê prazer e alegria, sempre com supervisão.
- E entre no projeto carcará, nosso grupo de aconselhamento para uma vida saudável e combate ao sedentarismo no Facebook
- A mudança não é um evento passivo, você que deve pegar as rédeas da sua vida, e esse desafio deve ser encarado diariamente.
Paulo Brasil

Um comentário: